Gestão de resíduos: fiscalização deve ser reforçada

A ECODEAL patrocinou o Seminário sobre Gestão de Resíduos Urbanos e Industriais promovido pela APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais. Tendo decorrido na Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande, no passado dia 15 de março, este encontro contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Sr. Eng. Carlos Martins, e da equipa da ECODEAL.

10277 seminario apemeta

Com esta participação, a empresa investiu novamente na divulgação das suas instalações e do seu trabalho na gestão de resíduos, para além de ter partilhado a preocupação do Senhor Secretário de Estado do Ambiente sobre a necessidade de reforço da fiscalização sobre resíduos industriais perigosos.

O Sr. Eng. Carlos Martins sublinhou que, quando há um grande crescimento dos mercados, existe uma tendência para o alargamento do leque de entidades capazes de entrar nestes, o que pode originar alguns danos ao meio ambiente: «Infelizmente nem todas as entidades têm a mesma postura e o mesmo comportamento ao nível do seu desempenho. Todos sabemos que nesta área, quando se baixa o controlo e a fiscalização, a tendência pode muito naturalmente ser a de reduzirmos os custos através de comportamentos menos ambientalmente corretos, em vez de sermos eficientes».

O secretário de Estado do Ambiente referiu ainda que, em conjunto com as empresas do sector e os CIRVER, irá desenvolver um estudo para ter a ideia do que é hoje a produção de resíduos em Portugal. 

Além de registar com agrado esta preocupação, a ECODEAL agradece todas as medidas que possam ser tomadas para que a correta classificação de resíduos aconteça e a fiscalização ajude Portugal a tratar adequadamente dos seus resíduos industriais.

 

Veja as fotografias do seminário:

20160315 104850 20160315 114720

IMG 0789 IMG 0804

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

A Ecodeal Renovou a Licença Ambiental até 2023!

Descontaminação de Solos

Remediação Ex-situ: Saiba o que é e como tratar os solos contaminados

Notícias

VIII Encontro Nacional: Gestão de Resíduos