O que esperar de uma Gestão de Tratamento de Resíduos Perigosos?

O tratamento de resíduos perigosos funciona, em certa medida, como um escudo protetor, semelhante à atmosfera que envolve a terra e coloca a salvo o planeta de ameaças externas.

É um processo integrado com uma missão: proteger a saúde pública, os seres vivos e o ambiente onde habitam.

O tratamento adequado de resíduos perigosos nunca foi tão importante porque permite transformar estes produtos excedentes em matérias não perigosas ou reduzir a sua perigosidade.

Mas para ser eficaz, tem de cumprir regras exigentes.

 

Importância do tratamento dos resíduos

Uma pessoa produz cerca de 500 quilos de lixo por ano, ou seja, meia tonelada de lixo urbano. Imagine os resíduos gerados pelo setor industrial. Não precisa de especular.

Em 2017 foi batido um novo recorde: Foram produzidas 918 mil toneladas de resíduos perigosos, um aumento de 65% face a 2008. O comércio e serviços foram os setores que mais contribuíram para esta subida.

No processo de gerar matéria são produzidos resíduos tóxicos, inflamáveis, bio tóxicos, etc. O tratamento de resíduos perigosos é a melhor arma para reduzir o impacto deste desperdício.

Afinal, o smartphone que tem nas mãos, os equipamentos de cozinha, os materiais médicos utilizados numa intervenção hospitalar, tudo resulta de um processo produtivo.

 

O que é o processo de Gestão Integrada dos resíduos?

O tratamento de resíduos perigosos é um processo integrado que envolve a seleção, armazenamento, manipulação e o tratamento dos produtos residuais em instalações próprias e com recursos humanos capacitados para a função.

As empresas licenciadas para tratar e armazenar resíduos possuem infraestruturas próprias e fazem uso das melhores tecnologias disponíveis, o que permite oferecer uma solução específica para cada tipo de resíduo.

 

Empresas de Tratamento de Resíduos Perigosos

As empresas de gestão de resíduos industriais perigosos devem oferecer um conjunto de soluções e garantias aos seus clientes.

Não só podem facilitar a recolha e o transporte dos resíduos industriais, como devem:

  • Fornecer etiquetas que permitam que todos os resíduos estejam identificados no parque de resíduos dos seus clientes;
  • Armazenar de forma temporária os resíduos industriais;
  • Valorizar e tratar resíduos industriais;
  • Realizar limpezas industriais;
  • Gerir parques de resíduos dos seus clientes colocando em “casa” dos clientes técnicos especializados e com formação específica;
  • Acompanhar e dar apoio técnico especializado e personalizado.

Para além da capacidade operacional, muitas empresas, como a ECODEAL oferecem serviços de consultoria e formação. O objetivo é facilitar as operações e o intercâmbio dos resíduos através da partilha de know-how e aconselhamento.

 

Conheça o Serviço de Gestão de Resíduos

O tratamento inclui a Valorização dos Resíduos Perigosos?

A valorização dos produtos resultantes da atividade da sua empresa permite transformar um resíduo numa matéria-prima, aproveitando os materiais que o constituem. Mas nem todo o desperdício é passível de ser aproveitado.

Na ECODEAL é sempre a primeira escolha. Privilegiamos:

  • Em primeiro lugar, a reutilização;
  • Depois a reciclagem e valorização energética;
  • Por último e na falta de opções viáveis, a sua deposição em aterro.

Contudo, a maioria dos resíduos perigosos produzidos pela indústria e serviços a operar em Portugal, são eliminados. Cerca de 40% é alvo de valorização.

Se a sua empresa produz algum tipo de resíduos, saiba que podem ser valorizados. Desta forma, reduz a sua pegada ecológica.

 

Procura quem trate dos resíduos produzidos pela sua empresa?

A lei é clara. O tratamento de resíduos perigosos deve ser feito, obrigatoriamente, por uma unidade devidamente licenciada.

O processo envolve infraestruturas altamente diferenciadas, bem como profissionais qualificados.

Se procura uma empresa para tratar os seus resíduos perigosos (e não perigosos), fale com a ECODEAL e tenha acesso às melhores práticas a preços competitivos.

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

Ecodeal participa em seminário sobre gestão de resíduos

Notícias

ECODEAL no 1º Encontro Internacional sobre Amianto

Gestão Integrada de Resíduos

Os resíduos perigosos em Portugal - Diagnóstico e prospetiva