geral@ecodeal.pt

(+351) 249 749 030

comercial@ecodeal.pt

(+351) 218 942 176

Feedback Feedback

Contacte-nos

Contacte-nos

Subscreva a nossa newsletter

Os gestores de empresas devem estar alerta para a necessidade de colocar em marcha planos para a remoção dos seus passivos ambientais.

Todos os negócios têm impacto no meio ambiente. Uns mais do que outros, é certo. Mas cabe a cada líder delinear uma estratégia preventiva e que inclua um plano para a remoção de passivos ambientais.

Assim, evita denegrir o nome da sua empresa, caso aconteça uma tragédia.

Antes de passar às ações que deve colocar em marcha, veja um dos exemplos de relativo sucesso na resolução de passivos, e as consequências positivas.

 

Exemplos dos benefícios na remoção de passivos ambientais

Não é preciso ir muito longe para encontrar uma zona anteriormente considerada como um passivo ambiental: Lisboa, antes da Expo’98.

Antes da renovação da frente ribeirinha, a zona oriental era degradada, obsoleta e poluída. Esta região concentrava um aterro sanitário, uma ETAR, um depósito de materiais de guerra, entre muitas outras formas de contaminação.

Após diversas intervenções - na qual se inclui a remoção de passivos ambientais - este corredor junto ao rio assumiu uma nova relevância económica, comercial e de lazer.

Daqui se conclui a necessidade de contratar uma empresa experiente e habilitada - como a ECODEAL. Esta, é uma decisão inevitável na tentativa para reduzir o passivo gerado pela sua atividade produtiva.

 

Remoção do Passivo Ambiental: por que devo preparar o meu negócio?

Se a sua empresa gera matérias perigosas, é aconselhável ter um parceiro especializado.

Primeiro, porque funciona como uma camada de proteção financeira ao evitar multas e indeminizações.

Segundo, ao investir na remoção de passivos com um operador especializado minimiza as consequências (sociais e económicas) que uma notícia do género pode ter na reputação da marca.

Na preparação do seu negócio para agir em conformidade com as leis ambientais, antes de mais, é importante:

  • Identificar e reconhecer as fragilidades (riscos) do seu negócio através do levantamento dos passivos ambientais;
  • Verificar o estado da maquinaria e os equipamentos de armazenagem que dispõe (se não tiver, a ECODEAL pode fornecer-lhe).

Só assim, conseguirá melhorar as práticas internas porque sabe onde agir. Por exemplo, através da aquisição de tecnologias limpas, ações de supervisão constantes, entre outras medidas preventivas.

Remocao de Passivos Ambientais o seu negocio esta preparado

 

Vantagens de contratar operador especializado na Remoção de Passivos

Os números são alarmantes, mas devem ser olhados como indicadores para mudanças positivas.

As multas por crimes ao ambiente e à saúde pública duplicaram em 2017, alcançando um total de 12,8 milhões de euros.

A necessidade de agir é cada vez mais premente.

Com um parceiro como a ECODEAL, passa a estar mais bem preparado para:

  • Identificar de forma célere a fonte de contaminação;
  • Implementar uma ação rápida que minimiza a extensão do incidente (e o impacto sobre terceiros) - caso aconteça uma emergência;
  • Beneficiar de técnicos especializados que apoiam a realização de serviços técnicos passíveis de poluírem os solos (operações de trasfega, carregamento de cisternas, etc.);
  • Usufruir de soluções de remediação e/ou descontaminação de solos adaptadas a cada caso e com preços competitivos;
  • Garantir que o transporte e armazenamento é realizado nas máximas condições de segurança.

As empresas devem focar-se na prevenção dos incidentes, mas quando não é possível ou herdam um problema ambiental, a remediação dos solos, lamas ou águas subterrâneas contaminadas, é o caminho a seguir.

 

Como contratar um operador especializado na Gestão dos Passivos?

Procure referências, testemunhos de clientes atuais e passados. É importante que o operador tenha capacidade física instalada, bem como profissionais com formação adequada para lidar com resíduos perigosos.

Contacte a ECODEAL, exponha o seu problema e veja como remover os passivos ambientais e devolver um saldo ambiental positivo às contas do seu negócio.

Subscreva a nossa newsletter