ECODEAL otimiza entradas e saídas de veículos com o Sage X3

Recentemente, a ECODEAL passou a ter disponível um interface entre a sua Báscula (Entradas e Saídas) e o Sage X3.

Com este mecanismo, é possível registar o peso de entrada e saída das viaturas, assim como a leitura das respetivas matrículas. Este registo automatizado dos dados permite otimizar e reduzir o tempo médio “Entrada e Saída” dos veículos.

Marta Costa, Industrial Manager da Ecodeal, explica que “com o desenvolvimento e implementação deste processo, foi possível diminuir os tempos de entrada e saída de viaturas nas instalações, assim como minimizar os erros humanos decorrentes da introdução manual das matrículas afetas ao transporte de resíduos perigosos”. 

Para a Ecodeal, “este tema reveste-se de especial importância no contexto da gestão de resíduos, uma vez que a matrícula é um dos dados que validamos nas e-GAR (Guia Electrónica de Acompanhamento de Resíduos), aquando da chegada às nossas instalações”, afirma Marta Costa, acrescentando que “igualmente importante foi a integração de dados com a báscula, de forma a permitir a aquisição de pesos automaticamente referenciados à matrícula identificada”.

A Industrial Manager da Ecodeal refere que “esta solução permitiu-nos aumentar a fiabilidade na recolha de dados associados ao transporte e na aquisição dos pesos que são utilizados nas nossas transações comerciais”, sublinhando que “com esta automatização, conseguimos libertar os operadores de controlo de entradas e saídas da instalação para tarefas com maior valor acrescentado.O processo de implementação foi rápido e, em cerca de 2 semanas, conseguimos estabilizar o mesmo”.

Nesta fase, ainda existem desenvolvimentos em curso, cujo objetivo é otimizar a entrada e saída de resíduos através da leitura do documento e-GAR (Guia Electrónica de Acompanhamento de Resíduos).

Desta forma, será possível automatizar a associação dos resíduos com todos os envolvidos no processo (Produtor, Transportador e Operador de Gestão de Resíduos), assim como aumentar a fiabilidade e controlo dos dados recolhidos.

“Contamos com a F5IT e toda a sua experiência para nos apoiar no desenvolvimento de soluções que nos permitam continuar a otimizar os processos e nos coloquem em níveis de automatização cada vez mais elevados. Caminhamos juntos na desmaterialização, na personalização e na melhoria contínua da organização”, conclui Marta Costa.

Fonte: F5IT - Tecnologias de Informação.

Artigos relacionados

Notícias

Alunos visitam unidade de tratamento de resíduos sólidos

Gestão de Passivos Ambientais

Benefícios económicos no Tratamento do Passivo Ambiental

Notícias

12º Fórum Nacional de Resíduos