O que faz uma Empresa de Limpezas Industriais e por que deve contratar este serviço

No cenário atual, em que a consciência ambiental desperta cada vez mais atenção, as empresas precisam de encontrar formas que lhes permitam respeitar e contribuir para a preservação do Ambiente, em especial as indústrias, um dos setores com maior produção de resíduos.

É neste sentido que as empresas de Limpeza Industrial, entidades especializadas nesta área, podem ser verdadeiras aliadas. Mas o que fazem em específico? Em que tarefas podem fazer a diferença? E porque é, afinal, tão importante realizar a limpeza industrial?

Vamos explorar todos estes pontos ao longo deste artigo.

Limpeza Industrial: o que é e em que situações é realizada?

O termo diz respeito à eliminação dos resíduos, perigosos ou não perigosos, resultantes de uma atividade produtiva industrial. Assim, é aconselhável que as entidades que produzam resíduos recorram à Limpeza Industrial, seja qual for o setor em que atuem.

De modo geral, estes procedimentos de limpeza - que podem ser de aspiração, hidroaspiração, lavagem ou trasfega, por exemplo -, são realizados em espaços de trabalho, equipamentos utilizados, meios de armazenamento e em zonas exteriores e adjacentes, sendo exemplo disso:

  • Bacias de lixiviados;
  • Depósitos ou tanques de combustível;
  • Pavimentos;
  • Rede de tubagens;
  • Separadores de hidrocarbonetos.

 

A Limpeza Industrial é um processo rigoroso, que envolve cuidados especiais – primeiro, quanto aos recursos humanos utilizados, que devem ser qualificados, em especial se o trabalho for realizado em espaços confinados e com resíduos perigosos, e depois quanto ao manuseamento das máquinas específicas para a limpeza.

 

Como cada entidade apresenta necessidades específicas, é natural que o processo de Limpeza Industrial apresente variantes consoante a situação. Assim sendo, pode assumir diferentes contornos e ser requerido em diversas situações, como por exemplo:

Como Uma Empresa De Limpezas Industriais Pode Ajudar O Seu Negocio Ecodeal (1)

  • Manutenções Periódicas

Nestes casos, o processo de limpeza já faz parte da rotina da empresa. Isto é, durante a sua atividade, é certo que serão produzidos determinados resíduos que têm de ser limpos, pelo que estas intervenções regulares de manutenção são planeadas.

É comum que sejam realizadas quando a atividade produtiva está parada de forma temporária, por motivos de férias, por exemplo, ou de acordo com os planos de manutenção preventiva das próprias empresas;

 

  • Situações de emergência

Os procedimentos de limpeza podem ser realizados quando ocorre um problema operacional da empresa, originando resíduos que podem provocar situações de emergência ambiental, que importa conter. Exige-se uma intervenção rápida para que seja possível evitar a contaminação do Ambiente e assim controlar o problema;

 

  • Descomissionamentos

É o que acontece, por exemplo, quando uma empresa encerra a sua atividade. Neste caso, procede-se à limpeza dos equipamentos ou espaços de trabalho antes do processo de desmantelamento;

 

  • Manutenção Preventiva

Esta é uma operação realizada de forma pontual para prevenção de problemas futuros que possam resultar da ausência de limpeza, entre os quais a acumulação ou mistura de resíduos. A manutenção preventiva previne a contaminação dos espaços de trabalho e equipamentos, garantindo a segurança e saúde dos funcionários.

Quais as vantagens que a Limpeza Industrial traz ao meio empresarial?

Já vimos que a Limpeza Industrial elimina os resíduos de espaços e equipamentos de trabalho. Mas quais os benefícios que isto pode trazer para as empresas, a curto e longo prazo?

  • Favorece a relação com o consumidor final, na medida em que evita contaminações cruzadas ao eliminar vestígios de produtos anteriores dos equipamentos. Assim, consegue entregar-lhe um produto de qualidade;
  • Proporciona um ambiente industrial organizado, que beneficia a atividade produtiva;
  • Aumenta a produtividade, uma vez que despende menos tempo a resolver problemas resultantes da falta de limpeza, sendo possível utilizá-lo de forma mais eficiente noutras áreas;
  • Previne a acumulação de resíduos e problemas daí resultantes, como entupimentos dos equipamentos, mantendo o bom funcionamento;
  • Propicia um ambiente mais saudável e seguro, promovendo o bem-estar dos profissionais, que se sentem também mais valorizados e motivados para trabalhar;
  • Permite poupar recursos económicos. Ao realizar a manutenção dos equipamentos, evita-se o seu desgaste prematuro, levando a que possam ser utilizados por mais tempo e sem problemas que acarretem custos de reparação. Também evita desperdiçar lotes produzidos devido à contaminação;
  • Preserva o ambiente e a saúde pública, na medida em que previne cenários de desastres ambientais;
  • Protege a reputação da empresa, pois contribui para preservar o meio ambiente. Isto é benéfico também para eventuais relações de parceria ou de investimento;
  • Evita problemas legais por contaminação ambiental.

 

Conheça o Serviço de Limpezas Industriais

O que pode esperar de uma empresa de Limpeza Industrial?

A limpeza vai além do ato de higienização. É um processo complexo que tem início na avaliação da situação, passando pela limpeza, recolha, acondicionamento e transporte dos resíduos, culminando com o seu tratamento adequado, com vista a cumprir a cadeia de gestão residual.

Dado ser uma operação especializada e, em certos casos, bastante técnica, é fundamental contratar profissionais de Limpezas Industriais que, além de experiência, possuam os meios necessários para desenvolver as diferentes etapas do processo com elevados padrões de qualidade. 

 

De que forma uma entidade especializada em Limpezas Industriais pode ajudar? Vamos descobrir.

Como Uma Empresa De Limpezas Industriais Pode Ajudar O Seu Negocio Ecodeal

  • Avaliação da situação e definição do plano de ação

Esta é a primeira dificuldade sentida pelos produtores de resíduos – perceber quais os meios mais adequados para proceder à limpeza dos mesmos. Será preciso uma cisterna, uma bomba ou um hidroaspirador? E em relação aos recursos humanos? Quantas pessoas são necessárias na operação?

Para evitar erros, é fundamental contar com especialistas capazes de avaliar a situação e definir o melhor caminho a seguir consoante cada caso. No fundo, o que as empresas precisam é de alguém que coordene todo o processo, maximizando os recursos existentes.

Para isto, é necessário visitar as instalações, de forma a quantificar e classificar os tipos de resíduos, para que se afetem os meios adequados a eles. Aliás, por vezes, pode até ser feita uma recolha prévia de amostras residuais que serão analisadas em laboratório, a fim de confirmar o destino mais adequado para o mesmo. Ao cumprir todos estes passos, o processo de limpeza industrial é calculado de forma mais precisa e eficiente.

Além disso, em certos casos mais particulares e perigosos, podem ser necessários meios mais específicos, como por exemplo, a respiração assistida, a fim de diminuir os riscos associados à uma operação em espaços confinados. Nestas situações, é imprescindível um conhecimento mais técnico, que só os especialistas na área detêm.

  • Limpeza de qualidade e emissão da E-gar

A limpeza de tanques industriais, por exemplo, ou de outros equipamentos e espaços deve ser realizada de forma adequada, cumprindo todos os requisitos e com a máxima rapidez possível, evitando comprometer a atividade produtiva.

Tão importante quanto o cumprimento da legislação e a rapidez do serviço, é a qualidade do trabalho. Ao contar com profissionais especialistas, as empresas garantem a segurança e o rigor do processo, o que sozinhas, nem sempre é possível.

Além disso, para transportar os resíduos recolhidos desde a origem até a uma unidade especializada, é necessário emitir documentação própria, a E-gar

A E-gar é uma Guia de Acompanhamento de Resíduos Eletrónica que contém informações acerca dos mesmos, como por exemplo, o peso, a quantidade, a classificação segundo o código LER, bem como o local de origem e de destino. Nestes documentos constam ainda a identificação do transportador e a data da operação.

Esta informação é fundamental para quem produz resíduos e que necessita elaborar os seus mapas anuais para entregar às autoridades competentes, que através deste documento têm acesso ao histórico do resíduo em questão.

Para muitas empresas, a emissão das guias pode ser morosa e confusa, pelo que os profissionais de limpeza industrial podem prestar apoio e acelerar o processo, evitando assim futuras correções.

 

  • Acondicionamento e escolha do transporte para os resíduos

Para que possam ser transportados em segurança, os resíduos têm de ser acondicionados de acordo com algumas precauções, como por exemplo, uma correta identificação e vedação das unidades de acondicionamento. Cuidados que as entidades de Limpeza Industrial conseguem cumprir de forma rigorosa.

Outra mais-valia relaciona-se com a escolha do transporte mais adequado. Existem empresas de limpeza industrial com um grande conhecimento do mercado de transporte de resíduos e, por isso mesmo, conseguem os melhores parceiros para cada operação e garantem que são cumpridos todos os requisitos legislados.

Um dos exemplos é a obrigatoriedade de que o transporte seja realizado por viaturas e motoristas habilitados para movimentar o tipo de resíduo recolhido, se aplicável consoante a classificação ADR – Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada.

 

  • Garantia do destino adequado aos resíduos

O processo de gestão de resíduos vai além da recolha: é preciso dar-lhes o destino adequado, tratando-os, e, se possível, reaproveitando-os. 

Como é natural, os produtores de resíduos não têm conhecimento suficiente para escolher o destino final mais adequado. Por isso, recorrer a empresas que disponham de um Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos é a decisão mais acertada e cómoda, uma vez que garante a última fase do processo de Limpeza Industrial.

Conheça o Serviço de Limpezas Industriais

Como reconhecer um bom serviço de Limpeza Industrial

Todas as entidades que produzem resíduos e pretendem eliminá-los esperam encontrar a melhor solução e, de preferência, com a mínima interferência na sua atividade produtiva.

De forma geral, uma boa escolha é aquela que:

  • Avalia a segurança e os riscos dos procedimentos, identificando eventuais perigos, como salpicos ou ausência de ventilação, ou necessidades específicas, como equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Proporciona um acompanhamento personalizado, de acordo com as necessidades e especificidades do caso;
  • Escolhe os melhores parceiros para cada serviço, adaptados à realidade de cada cliente;
  • Transmite confiança no processo.

À procura de uma Empresa de Limpeza Industrial? Conheça o serviço técnico especializado da ECODEAL

Já vimos o quanto os profissionais especializados podem tornar a Limpeza Industrial mais fácil, rápida, cómoda e vantajosa. Se procura por uma empresa de Limpeza Industrial, deve conhecer a ECODEAL, empresa com décadas de experiência na gestão residual.

Da avaliação inicial dos resíduos ao destino final, passando pelas diferentes fases de uma Limpeza Industrial, a ECODEAL possui um centro de tratamento próprio com várias unidades (o CIRVER). Além de oferecer um acompanhamento técnico operacional especializado e um apoio logístico, respeita de forma rigorosa todos os procedimentos de segurança.

Graças à vasta rede de parceiros, a ECODEAL oferece-lhe uma solução “chave na mão”. Isto é: os trabalhos de Limpeza Industrial cobrem todas as etapas do processo de gestão residual, através da escolha de parceiros que melhor se ajustam às necessidades e características da sua empresa, garantindo assim uma solução mais vantajosa e competitiva.

Contratar uma empresa de Limpeza Industrial, que garanta a qualidade em todas as fases do processo de limpeza, liberta-lhe tempo para dedicar a sua atenção a outras tarefas essenciais ao sucesso do seu negócio. Além disso, também lhe permite gerir da melhor forma os custos, ao contratar apenas os meios necessários, garantindo uma maior rentabilidade para a sua empresa.

Saber que a limpeza e a gestão dos resíduos que produz está entregue a profissionais de qualidade é uma garantia de tranquilidade. 

Se procura uma empresa especialista em Limpezas Industriais, fale com a ECODEAL e conheça a melhor solução para o seu caso.

 

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

Ecodeal associa-se a Fórum sobre reciclagem de resíduos

Gestão Integrada de Resíduos

Como uma eficiente Gestão Integrada de Resíduos contribui para a Economia Circular e beneficia a sua empresa

Notícias

A Ecodeal juntou-se ao Grande Prémio Empresarial de Karting