Como é feita a descontaminação do solo e quais as vantagens?

Como recurso valioso que é, o solo deve apresentar condições que não comprometam a sua qualidade, como acontece em caso de contaminação.

Um dos principais motivos prende-se com o facto de os elementos contaminantes poderem representar perigo para a saúde pública e para o meio ambiente.

Assim, os processos de descontaminação não devem ser negligenciados.

Neste artigo vamos explicar como cada um deles funciona, além dos benefícios que a recuperação do solo pode representar.

 

Em que situações o solo fica contaminado?

 

Em Que Situacoes O Solo Fica Contaminado (1)

A contaminação do solo ocorre quando substâncias contaminadas entram em contacto com o próprio solo, por não serem usadas, armazenadas ou descartadas com as devidas medidas de segurança.

De forma geral, os casos de contaminação são mais comuns em áreas urbanas, industriais ou agrícolas.

Além do mais, podem advir de várias fontes, entre as quais:

  • Aterros operacionais ou já encerrados;
  • Campos de lixiviação;
  • Cisternas de armazenamento no subsolo;
  • Despejo direto de resíduos perigosos.

Assim sendo, nem sempre a contaminação surge de uma “fonte pontual”, onde os poluentes são libertados num determinado local. Por vezes, vão migrando para outros lugares, alargando a área contaminada.

 

Como saber se existe contaminação?

Em algumas situações podem surgir alguns sinais evidentes, nomeadamente odores fortes, descolorações aparentes ou ausência de desenvolvimento de vegetação.

Contudo, e como nem sempre as evidências são percetíveis, é importante considerar a história do terreno em questão, isto é, averiguar se se trata de uma área que já tenha sido usada para atividades agrícolas, de mineração, industriais ou até de eliminação de resíduos.

Nestes casos, a única forma de ter a certeza se existe ou não contaminação é recolher amostras do solo e analisá-las através de testes num laboratório certificado.

Mas atenção: é de extrema importância que esta recolha e avaliação seja realizada por profissionais habilitados, por existir risco de se tratarem de substâncias potencialmente contaminadas e perigosas.

 

Por que tipo de resíduos ocorre contaminação?

Apesar de existirem muitos tipos de contaminantes, das mais variadas origens, em solos urbanos, residenciais e rurais os mais comuns são contaminações com metais pesados e hidrocarbonetos. No caso da contaminação com metais pesados que são poluentes e não se decompõem facilmente, persistindo no solo durante grandes períodos de tempo.

 

Procedimentos para Descontaminar o Solo

 

Procedimentos Para Descontaminar O Solo

Depois de realizados os testes que determinam o tipo de contaminação, podem ser usadas várias técnicas de remediação, como forma de recuperar a qualidade do solo.

O procedimento escolhido, ou a combinação de vários, depende de alguns fatores como:

  • Tipo de terreno;
  • Tipo de contaminantes detetados;
  • Potencial risco;
  • Uso futuro do terreno;
  • Tempo e recursos disponíveis para o processo de remediação.

Antes de conhecermos os métodos, importa saber que podem ser classificados de duas maneiras:

  • In-situ – quando o processo de tratamento é realizado no local, sem mobilizar ou remover o material contaminado;
  • Ex-situ – quando os métodos são realizados fora do local onde o contaminante está depositado, sendo necessário transportá-lo para uma unidade de tratamento.

 

Escavação e Estabilização

O solo contaminado é retirado e levado para tratamento e/ou aterro. Depois de testado, o solo “novo” é distribuído para substituir o antigo, reaterro.

Os contaminantes no tratamento/estabilização são bloqueados através de agentes imobilizantes que geram uma solidificação para que não se espalhem.

 

Biorremediação

É um método biológico em que são usados processos para degradar ou transformar os contaminantes, através de bactérias e fungos que se alimentam deles.

É muito usado em hidrocarbonetos e metais pesados como o chumbo ou mercúrio.

 

Oxidação química

Através de oxidantes químicos reativos injetados no solo, os contaminantes são destruídos rápida e completamente.

É muito utilizado em contaminantes presentes em áreas de difícil acesso, como solos em profundidade.

 

Métodos físicos

É utilizada uma técnica de lavagem, onde os contaminantes são separados. Visto que não os remove ou destrói, o solo deve ser descartado.

 

Benefícios da Descontaminação do Solo

Uma das maiores vantagens de proceder à recuperação dos solos contaminados prende-se com a preservação da saúde pública. Afinal, as substâncias poluentes podem provocar distúrbios, doenças e intoxicações.

Além do mais, tem um forte impacto na proteção do meio ambiente, nomeadamente quanto à fauna e flora.

Por último, os terrenos recuperados podem ser reaproveitados com múltiplas funções: para venda, produção de energia ou para construção de habitações, espaços empresariais, comerciais ou verdes.

 

Conheça o Serviço de Descontaminação de Solo

Confie num parceiro Especialista na Descontaminação dos Solos

Consciente das vantagens de apostar na descontaminação dos solos, e dos riscos que uma atitude negligente pode acarretar, decerto compreende a importância de contar com a ajuda de um parceiro habilitado e acreditado.

A ECODEAL pode ser a solução que procura. Além da vasta gama de opções de remediação, dispõe de competências técnicas e humanas para ajudar na seleção dos melhores procedimentos de descontaminação.

Além do mais, e como a prevenção é sempre o melhor método, está disponível para um aconselhamento capaz de preservar os solos sem acarretar riscos.

Pedir Orçamento

Artigos relacionados

Notícias

Título Único Ambiental da ECODEAL

Notícias

ECODEAL | Donativo de Natal entregue a Centro de Apoio Juvenil

Notícias

ECODEAL marca presença no Programa de Formação de Resíduos Perigosos