Recolha de Amianto

Recolha de Amianto

O produtor ou detentor dos resíduos de construção e demolição com amianto é o responsável pelo seu encaminhamento, devendo assegurar o seu envio para um operador de gestão de resíduos licenciado para receber este tipo de material, como é o caso da ECODEAL.

Para ajudar a sua empresa a lidar com este resíduo perigoso, eliminando o risco para a saúde e ambiente, reunimos um conjunto de informação com os cuidados a ter com este resíduo até à entrega na ECODEAL.

O que é o Amianto?

Dá-se o nome de amianto (ou asbesto) a uma variedade de seis fibras minerais naturais, extraída a partir de rochas. É um material perigoso e que não tem como ser reutilizado ou reciclado.

O amianto não possui propriedades visíveis, i.e., sabor ou cheiro, e as respostas (a nível da saúde) à sua exposição não são imediatas, sendo que o período de latência é cerca de 30 anos, em média.

Pelas suas características de incombustibilidade, durabilidade, capacidade de isolamento, resistência a altas temperaturas, à erosão e desgaste e, sobretudo, baixo custo. Foi muito utilizado em inúmeras situações até 1990 como em coberturas de telhados, pavimentos, materiais de revestimento, portas corta-fogo, caldeiras entre outros.

O Amianto à lupa

As fibras do Amianto

Existem seis tipos de fibras de amianto que se podem classificar em dois grupos, de acordo com estrutura das fibras, em serpentina que são fibras curvas e maleáveis ou anfíbola são as fibras rígidas e retilíneas.
Existem seis tipos de fibras de amianto que se podem classificar em dois grupos, de acordo com estrutura das fibras, em serpentina que são fibras curvas e maleáveis ou anfíbola são as fibras rígidas e retilíneas. 

Tabela

O Amianto nos materiais

Os materiais contendo amianto considerados não friáveis apresentam uma ligação forte e uma pequena proporção de fibras, sendo o risco da libertação e exposição significativamente menor.
Alguns materiais não friáveis se forem danificados ou se degradarem podem tornar-se friáveis.

A presença de Amianto

As propriedades de elasticidade, resistência mecânica, resistência ao fogo e bom isolamento térmico e acústico, fizeram com que o amianto fosse bastante utilizado, podendo ser encontrado numa ampla gama de produtos e materiais, tais como:

  • Produtos em fibrocimento, em telhas e canalizações;
  • Revestimentos de tetos falsos e pavimentos;
  • Portas Corta-fogo
  • Misturas com gesso, argamassas e estuques;
  • Produtos e materiais de revestimento
    e enchimento;
  • Discos de embraiagem e calços dos travões;
  • Materiais de isolamento elétrico;
  • Equipamentos de proteção individual contra o fogo ou altas
    temperaturas.

Procura a Gestão de outro Tipo de Resíduo? Fale connosco.

Pedir Orçamento

Requisitos de acondicionamento

  • Não é permitido bascular os Resíduos com Amianto;
  • A Ecodeal não tem forma de realizar descargas com recurso a cintas de elevação.

Os resíduos podem ser acondicionados da seguinte forma:

1

Paletes

Em paletes completamente filmadas, sem que os Resíduos com Amianto estejam visíveis e devidamente estabilizadas com um peso máximo de 2,5 toneladas que permitam fazer a descarga com recurso a um multifunções com garfos;

2

Big-bags certificados

Em big-bags devidamente certificados para Resíduos com Amianto sobre palete com um peso máximo de 2,5 toneladas que permitam fazer a descarga com recurso a um multifunções com garfos;

3

Dimensão do volume

Os volumes podem ter no máximo 4 metros de comprimento* 1,5 metros de largura *1,5 metros de altura, desde que esteja garantida a estabilidade do volume com um peso máximo de 2,5 toneladas e que permitam fazer a descarga com recurso a um multifunções com garfos; 

4

Identificação com rótulo

Para blocos maiores que não caibam em sacos ou paletes (p.ex. painéis isolantes de amianto inteiros) deve-se envolver o volume em duas camadas de polietileno com um rótulo de amianto claramente visível (p. e. fixado firmemente por dentro da camada exterior de plástico transparente (retirado do Guia de Boas práticas para prevenir ou minimizar os riscos decorrentes do amianto-DGS Guia Publicado pelo Comité dos Altos Responsáveis da inspeção do trabalho;

5

Sobreposição de volumes

As sobreposições de volumes são desaconselhadas, contudo, em caso de sobreposição, não devem ser sobrepostos mais do que 2 volumes e devem ser colocados barrotes e/ou paletes para que a carga se mantenha completamente estável e possibilite a descarga com um multifunções com garfos sem que o volume de baixo seja danificado.

Acondicionamento de contentores marítimos

  • Os resíduos com Amianto devem ser acondicionados em paletes
    devidamente filmadas (conforme requisitos apresentados anteriormente);
  • Os contentores devem ser carregados pelas traseiras de forma a
    possibilitar a descarga com multifunções.

Equipamento de proteção individual – EPIs

Icons Equipamento Protecao Individual

EPI's de utilização obrigatória

Os motoristas devem utilizar obrigatoriamente máscara com filtros FFP3. O nível de proteção FFP3 é o único que confere proteção para as fibras de amianto.

 

EPI's de utilização em caso de emergência (obrigatório ser portador)

  • Luvas de proteção contra risco químico;
  • Fato de proteção descartável contra poeiras e risco químico tipo 4/5/6;
  • Óculos de proteção;
  • Galochas de Segurança S5 para descargas em dias de chuva;
  • Depois de utilizados os EPI's devem ser deixados junto dos volumes descarregados e de forma que não se possam dispersar com o efeito do vento.

Procura a Gestão de outro Tipo de Resíduo? Fale connosco.

Pedir Orçamento

Identificar o resíduo

A correta classificação dos resíduos é crucial e um gesto obrigatório para a segurança de todos.

Os resíduos devem estar corretamente identificados com a etiqueta indicando a presença de amianto como resíduo perigoso.

Transporte e classificação de RCDA

Os RCDA são classificados como resíduos perigosos, aos quais correspondem os códigos LER 17 06 01* e LER 17 06 05*, da Lista Europeia de Resíduos publicada pela Portaria nº 209/2004, de 3 de março.

No documento de transporte (eGAR) o resíduo de amianto, deve ser classificado consoante o tipo específico de amianto que está presente,sendo diferente o respetivo nº ONU: UN 2212 para o amianto anfibólito, e UN 2590 para o Amianto Crisólito (amianto branco).

No caso do tipo de amianto mais comum, o Amianto Crisólito:

  • Designação: UN2590, Resíduo, Amianto Crisólito, 9, III (E).
  • Classe 9
  • Etiqueta

Transporte Classificacao Rcda

  • Instruções de embalagem P002, IBC08. De acordo estas instruções de embalagem IBC08, esta mercadoria pode ser embalada de acordo com as seguintes tipologias de embalagens simples:
    • GRG Flexível de Matéria Plástica (13H1, 13H2, 13H3, 13H4, 13H5)
    • GRG Flexível de Tecido (13L1, 13L2, 13L3, 13L4);
    • GRG Flexível de Papel Multifolha (13M1, 13M2);

No caso concreto do transporte de RCDA embalados ou acondicionados, no interior da caixa de carga de um veículo de mercadorias, não há lugar a aposição de placas-etiquetas, e o veículo deve ter, à frente e à retaguarda, dois painéis retangulares de cor laranja, de 30x40 cm, lisos (sem números).

Faça o download desta informação

Download PDF

Certificados de Sistemas Integrados de Gestão
da Qualidade, Ambiente e Segurança

Certificação ISO 45001
AENOR Empresa Certificada
AENOR Gestão Ambiental
IQNET Certificado

Pedido de Informações sobre Gestão de Resíduos