Gestão de resíduos: fiscalização deve ser reforçada

A ECODEAL patrocinou o Seminário sobre Gestão de Resíduos Urbanos e Industriais promovido pela APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais. Tendo decorrido na Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande, no passado dia 15 de março, este encontro contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Sr. Eng. Carlos Martins, e da equipa da ECODEAL.

10277 seminario apemeta

Com esta participação, a empresa investiu novamente na divulgação das suas instalações e do seu trabalho na gestão de resíduos, para além de ter partilhado a preocupação do Senhor Secretário de Estado do Ambiente sobre a necessidade de reforço da fiscalização sobre resíduos industriais perigosos.

O Sr. Eng. Carlos Martins sublinhou que, quando há um grande crescimento dos mercados, existe uma tendência para o alargamento do leque de entidades capazes de entrar nestes, o que pode originar alguns danos ao meio ambiente: «Infelizmente nem todas as entidades têm a mesma postura e o mesmo comportamento ao nível do seu desempenho. Todos sabemos que nesta área, quando se baixa o controlo e a fiscalização, a tendência pode muito naturalmente ser a de reduzirmos os custos através de comportamentos menos ambientalmente corretos, em vez de sermos eficientes».

O secretário de Estado do Ambiente referiu ainda que, em conjunto com as empresas do sector e os CIRVER, irá desenvolver um estudo para ter a ideia do que é hoje a produção de resíduos em Portugal. 

Além de registar com agrado esta preocupação, a ECODEAL agradece todas as medidas que possam ser tomadas para que a correta classificação de resíduos aconteça e a fiscalização ajude Portugal a tratar adequadamente dos seus resíduos industriais.

 

Veja as fotografias do seminário:

20160315 104850 20160315 114720

IMG 0789 IMG 0804

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Gestão de Passivos Ambientais

Remoção dos resíduos depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova - Gondomar

Notícias

ECODEAL | Renovação da Licença Ambiental

Notícias

ECODEAL | Donativo de Natal entregue a Centro de Apoio Juvenil