O que é a Gestão de Passivos Ambientais e qual a sua importância?

A proteção do ambiente é um assunto quente e a discussão sobre a dívida ao ambiente está na ordem do dia.

Para as empresas, a gestão dos seus passivos ambientais nunca foi tão relevante. As organizações poluidoras estão sob fogo cerrado e podem ser alvo de críticas da sociedade, das autoridades competentes e governos.

Porém, é possível resolver o passivo ambiental, tratar os resíduos e requalificar solos e lamas contaminados - com ganhos económicos e sociais.

Mas antes, importa clarificar o que significa este termo abrangente: os passivos ambientais.

 

O que é o Passivo Ambiental?

O passivo ambiental corresponde ao valor do investimento necessário para reabilitar e compensar os danos provocados ao meio ambiente e às populações.

Na prática, trata-se de atribuir um preço à poluição.

Uma empresa tem um passivo ambiental quando, no decorrer da sua atividade, polui o solo, a água e o ar, interfere no ecossistema e danifica os recursos naturais. Significa que fica a dever ao ambiente, ou seja, apresenta um saldo negativo.

A cobrança é feita mediante penalizações.

Contudo, gerir o passivo, não é apenas uma obrigação moral. A contabilidade ambiental importa aos stakeholders porque condiciona, de forma direta ou indireta, rentabilidades futuras ou a sobrevivência da própria organização.

 

A gestão dos passivos ambientais numa ótica positiva e de valorização

A gestão dos passivos ambientais nem sempre deve ter uma conotação negativa. Pelo contrário. Pode traduzir os esforços das empresas para lidarem com a contaminação e os resíduos produzidos durante a sua atividade.

Por exemplo, ao implementar ações que visem diminuir o risco de continuação da degradação dos ecossistemas e do perigo para a saúde pública.

E como é feita esta gestão?

Através do investimento na adoção de melhores processos e tecnologias mais limpas (ativos ambientais) ou na contratação de uma empresa certificada para remediar solos contaminados com substâncias perigosas.

Resultado: as empresas diminuem o passivo ambiental e consolidam o nome da sua marca.

 

Qual a importância para a sua empresa da correta gestão de passivos ambientais?

Existem benefícios óbvios e diretos de gerir os passivos ambientais: proteção da saúde (dimensão social) e a valorização do ecossistema (dimensão ecológica).

Na dinâmica dos negócios, há uma variável que não pode ser ignorada: a obtenção de receitas.

Porém, proteção do ambiente e lucros financeiros podem (e devem) coexistir.

As empresas economicamente sustentáveis procuram reduzir o seu passivo e evitam:

  • Custos extraordinários com o tratamento e recuperação das áreas contaminadas;
  • Pagamento de multas, taxas e impostos acrescidos enquanto empresa poluidora;
  • Custos de indeminização relacionados com danos provocados à população afetada.

Para além disso, é um caminho alternativo para a valorização económica.

Algumas empresas encontram dificuldades de financiamento junto das instituições de crédito devido ao seu passivo. Ou procuram captar investidores, mas a contabilidade ambiental afasta a aplicação de capitais.

Cada vez mais, a dívida ao ambiente e à sociedade é uma variável relevante na tomada de decisão nos negócios.

Mesmo que tenha acumulado um certo passivo ambiental, pondere investir numa zona ou numa indústria com elevado passivo ambiental, é possível reverter a situação.

 

Conheça a Gestão de Passivos Ambientais

Como reduzir o Passivo Ambiental?

O solo é um recurso renovável, mas a sua reparação natural exige tempo: 1 centímetro de solo demora cerca de 100 anos a formar-se. Porém, pode ser contaminado em apenas algumas horas.

A correta gestão dos passivos ambientais é uma aposta com visão no futuro, com consequências financeiras e sociais positivas, relacionadas com a melhoria da perceção da imagem da sua empresa.

A ECODEAL oferece várias soluções para tratar os resíduos da sua indústria e remediar terrenos contaminados com uma relação custo-benefício atrativa.

Faça a gestão de passivos ambientais com a Ecodeal. Peça-nos esclarecimentos ou um orçamento ajustado às suas necessidades.

Artigos relacionados

Gestão Integrada de Resíduos

Quais os diferentes tipos de tratamento de Resíduos Perigosos?

Gestão Integrada de Resíduos

Saiba como funciona a gestão integrada de resíduos durante a pandemia por Covid-19

Notícias

Ecodeal recebe visita do Instituto Politécnico de Leiria