Qual a importância da Recolha de Resíduos Industriais enquanto parte da sua Gestão Integrada?

  • Página Inicial
  • Blog
  • Qual a importância da Recolha de Resíduos Industriais enquanto parte da sua Gestão Integrada?

Perante a produção de resíduos, é preciso encontrar soluções que permitam geri-los, indo ao encontro das exigências ambientais e legais atuais. Esta situação assume especial importância no setor industrial que é uma das principais fontes residuais em Portugal.

Este processo de gestão desenrola-se em várias etapas, requisitos específicos que devem ser cumpridos. Hoje, falamos da Recolha de Resíduos Industriais no seu local de produção, associada ao transporte dos mesmos.

Qual a sua importância e por que normas se rege? E quais os objetivos desta gestão? São algumas das perguntas que vamos responder ao longo deste artigo.

O que são Resíduos Industriais?

Segundo o Decreto-Lei n.º 178/2006 de 05 de setembro, são considerados resíduos “quaisquer substâncias ou objetos de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer”.

Num contexto industrial, dizem respeito aos produtos que derivam dos processos de produção e que, pelas suas características, não vão ser utilizados. De uma forma simples, são materiais remanescentes, equivalentes a sobras.

Dada a diversidade de atividades industriais existentes, os resíduos resultantes também são variados, podendo assumir características e classificações distintas, em especial quanto à sua perigosidade (perigosos ou não perigosos).

Seguem alguns exemplos de resíduos industriais:

  • Metais;
  • Borrachas;
  • Cinzas;
  • Madeiras: soalhos, contraplacados, paletes, entre outros;
  • Resíduos de construção e demolição (RCD);
  • Tecidos;
  • Óleos;
  • Escórias;
  • Lodos;
  • Plásticos.

A Recolha e Transporte de Resíduos Industriais na Gestão Integrada

Depois dos materiais resultantes dos processos de produção industrial serem considerados resíduos, o seu descarte sem controlo deixa de ser viável, sendo preciso monitorizá-los desde a sua origem, com o objetivo de encontrar um destino adequado para eles, num processo marcado por atividades administrativas, técnicas e financeiras.

Todo este circuito, que começa com a Recolha de Resíduos, uma das fases mais importantes, tem de seguir regras bem definidas e exigentes, com recursos e meios habilitados, bem como adequados ao tipo e quantidade de resíduos gerados.

Vamos descobrir mais sobre esta etapa e como se relaciona de forma estreita com a do transporte.

Recolha de Resíduos Industriais é o ponto de partida para a Gestão Integrada

Esta é uma fase de preparação que antecede a movimentação dos resíduos desde o seu local de origem, ou de onde estão armazenados, até ao seu destino adequado.

Deve ser realizada através de algumas práticas rigorosas, com vista a assegurar um transporte seguro. Desta forma, os materiais chegam à unidade planeada mantendo as suas características e evitando qualquer tipo de acidentes nas vias públicas.

Para isso, é necessário determinar as necessidades de recolha, em especial no que respeita ao tipo de produtor residual, à quantidade, ao volume e peso dos resíduos a recolher, bem como à classificação dos mesmos.

Depois desta triagem inicial, cumprem-se as seguintes operações:

4 Conselho Para Uma Correta Recolha De Residuso Industriais (2)

  • Embalam-se os resíduos, de acordo com as normas aplicáveis a cada um deles, em contentores, caixas ou outros recipientes devidamente selados e apropriados aos veículos de recolha;
  • Identificam-se estes recipientes de armazenamento com etiquetas segundo as normas nacionais ou internacionais;
  • Dispõem-se os resíduos nos veículos de transporte acondicionados de forma a evitar movimentações durante a viagem e consequentes derramamentos e misturas entre eles e que possam representar perigo;
  • Preenchem-se os documentos legais necessários para o transporte – como a e-GAR (Guia Eletrónica de Acompanhamento de Resíduos), as guias de transporte (com o código da e-GAR e de Autoridade Tributária, se aplicável) e ainda a Guia de Acompanhamento de Resíduos de Construção e Demolição (GARCD), se for o caso.

Transporte dos Resíduos até ao destino final

A transferência dos resíduos pode ser feita pelo seu detentor ou produtor ou por operadores devidamente licenciados.

A principal exigência é que, em qualquer um dos casos, se respeitem os requisitos legais, em especial para matérias consideradas perigosas. Nesse caso, é preciso cumprir a regulamentação da legislação nacional, através do Regulamento Nacional de Transporte de Mercadorias Perigosas por Estrada (RPE), e da União Europeia, com o Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada (ADR).

Assim, o transporte deve ser realizado:

  • Com profissionais habilitados - formados para saber como agir em caso de emergência;
  • Através de viaturas com os recursos necessários à movimentação de matérias potencialmente perigosas na via pública – devem ser detentoras de ADR;
  • Acompanhado da documentação necessária.

Este processo, que começa pela recolha e encaminhamento dos resíduos até à unidade adequada, serve então como base para as fases seguintes:

  • Armazenamento;
  • Valorização;
  • Tratamento;
  • Eliminação.

Conheça o Serviço de Recolha de Residuos

Por que razão a Gestão Residual é tão importante?

Iniciar um processo de gestão de resíduos, começando por cumprir as exigências relacionada com a Recolha, tem como principal meta criar um ciclo de vida mais sustentável, de preferência através da valorização dos resíduos.

E por que razão deve fazê-lo?

Porque esta política de gestão residual, quando aplicada o mais cedo possível, desde a fase de recolha, permite atingir objetivos como:

6 Boas Razoes Para Uma Correta Gestao Residual

  • Diminuir o impacto ambiental dos resíduos ao evitar que os resíduos sejam descartados de forma indevida, protegendo assim o Ambiente e a saúde pública;
  • Aumentar a produtividade e lucratividade do negócio, gerindo de forma mais eficiente a produção de resíduos e evitando produzi-los em excesso, criando espaço para novas oportunidades económicas;
  • Gerir de forma mais prudente os recursos naturais, diminuindo assim a pressão sobre os ecossistemas;
  • Reduzir os desperdícios de recursos, reutilizando-os – isto promove uma economia circular e diminui a dependência de matérias importadas;
  • Garantir o cumprimento da lei, dispensando coimas e despesas extra;
  • Reforçar a utilização de meios mais sustentáveis e renováveis.

Responsabilidade da Gestão de Resíduos Industriais – saiba a quem pertence

De acordo com o Decreto-Lei n.º 73/2011 de 17 de junho, a gestão de resíduos é da responsabilidade do seu produtor inicial. Mas, para garantir que todas as exigências são cumpridas, é possível partilhá-la com uma entidade licenciada, como a ECODEAL, que assume a responsabilidade das várias fases do processo.

Com mais de uma década de experiência, os serviços técnicos da ECODEAL proporcionam:

Graças à unidade de tratamento de que dispõe – o CIRVER -, oferece-lhe ainda uma solução para cumprir as restantes etapas do ciclo de gestão dos resíduos, tratando-os, com vista a respeitar a hierarquia de valorização. Isto é: consegue um processo integrado e completo sempre com o mesmo parceiro, o que acaba por refletir-se numa maior economia.

Além disso, a ECODEAL fornece aconselhamento técnico durante todas as fases da gestão, começando pela recolha, para que o processo seja cada vez mais rápido, simples e fácil.

Se procura uma solução de recolha para os resíduos que produz, encontre na ECODEAL a solução à medida das suas necessidades.

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

Teambuilding ECODEAL

Gestão Integrada de Resíduos

O que esperar de uma Gestão de Tratamento de Resíduos Perigosos?

Notícias

Alunos visitam unidade de tratamento de resíduos sólidos