Tratamento de Águas Industriais: como se processa e a importância para as empresas e sociedade

  • Página Inicial
  • Blog
  • Tratamento de Águas Industriais: como se processa e a importância para as empresas e sociedade

Falar em tratamento de águas industriais remonta a uma das necessidades mais prementes nos dias de hoje: preservar os recursos do nosso planeta e tratá-los quando qualquer fator põe em causa a sua qualidade, contaminando-os.

A contaminação da água pode provir de inúmeras fontes, nomeadamente do meio doméstico e urbano, mas é a indústria uma das principais responsáveis pela formação de águas residuais que exigem tratamento.

Hoje vamos clarificar em que medida o tratamento das águas industriais beneficia a vida em sociedade e o meio empresarial, além de lhe oferecer uma visão mais próxima das técnicas utilizadas no processo.

 

Em que consiste o Tratamento das Águas Industriais?

Das diversas atividades de uma empresa podem resultar águas contaminadas. As chamadas Águas Industriais ou Efluentes Líquidos Industriais podem conter diversos compostos, como materiais em suspensão ou metais pesados, que as tornam potencialmente perigosas e/ou tóxicas. Isto é: os seus parâmetros impossibilitam que sejam consideradas limpas.

Os efluentes líquidos que necessitam de tratamento podem vir de diferentes indústrias, entre as quais:

  • Detergentes;
  • Tintas e vernizes;
  • Resinas;
  • Petroquímica;
  • Farmacêutica;
  • Naval;
  • Têxtil;
  • Gráfica;
  • Tratamento de superfícies.

Podem, ainda, vir de ETAR’s Industriais ou de aterros, através dos seus lixiviados, isto é, as escorrências que derivam dos resíduos.

Estes efluentes líquidos devem passar por um processo de tratamento, cujo objetivo principal é reduzir a sua perigosidade ao eliminar os contaminantes que os compõem.

 

Conheça o Serviço de Gestão de Resíduos

Por que devemos tratar os Efluentes Líquidos Industriais?

Dada a sua perigosidade, é fácil concluir que a natureza das águas industriais pode ser nociva para o meio ambiente, poluindo os solos e as águas superficiais e prejudicando, consequentemente, a fauna e flora.

Naturalmente, como consequência, estes efeitos podem ainda estender-se à saúde pública, comprometendo a mesma.

Seja através dos próprios meios ou a contratar entidades especialistas, as empresas que tratam os resíduos líquidos estão a proteger o Ambiente e a Saúde Pública.

  

Como e onde é feito o Tratamento das Águas Industriais?

O objetivo das medidas de tratamento é sempre descontaminar as águas industriais, com vista à sua valorização e, sempre que possível, a sua reutilização, através de um único método ou combinação de vários.

A escolha do tipo de tratamento depende sempre das características químicas, físicas ou biológicas dos efluentes. Após uma triagem onde os especialistas analisam e determinam o melhor destino para estes resíduos líquidos, inicia-se o processo de encaminhamento para a unidade certa.

Na ECODEAL, uma entidade especialista, a grande maioria dos efluentes líquidos é conduzida para a Unidade de Tratamento Físico-Químico, onde são descontaminados através de reações químicas, ou para a Unidade de Tratamento de Resíduos Orgânicos, indicada para os efluentes com carga orgânica.

Entre os métodos de tratamento utilizados nas unidades, destacam-se:

 

  • Redução:

Trata-se de um processo químico onde se estimula o ganho de eletrões das moléculas por ação de um reagente. O objetivo é transformar os contaminantes em moléculas menos prejudiciais, de forma a reduzir a perigosidade do efluente.

 

  • Neutralização:

Ao adicionar produtos químicos ao efluente, ajusta-se o seu pH à neutralidade (valor 7, na escala conhecida). Neste processo, aumentam-se componentes como o hidróxido de cálcio e reduzem-se outros como ácido sulfúrico. Tudo isto contribui para a diminuição da toxicidade do resíduo líquido industrial.

 

  • Precipitação:

Através da adição de precipitantes químicos, convertem-se os contaminantes dissolvidos em compostos insolúveis. Após este processo, ocorre a separação do material sólido através de métodos físicos como decantação ou filtração.

 

Quanto aos processos usados nos resíduos orgânicos, podem ser realizados os seguintes tratamentos a fim de separar as partes orgânicas das aquosas, para posterior incineração e/ou valorização e reutilização das mesmas:

 

  • Centrifugação:

Por ação da força centrífuga, em movimento de rotação, com este método é possível separar fisicamente os resíduos sólidos em suspensão, gorduras ou óleos, permitindo que os componentes resultantes sejam encaminhados para o fim certo (eliminação ou reutilização).

 

  • Evapo-condesação:

Com ação do calor, converte-se o efluente líquido em vapor e promove-se a sua posterior condensação. Nessa altura, uma parte desse efluente já está sob a forma de água de boa qualidade, ideal para reutilização.

 

  • Filtração:

Através de um meio poroso, como um leito de filtração (de areia, por exemplo), é possível separar os componentes sólidos em suspensão dos efluentes da restante matéria aquosa.

 

  • Floculação:

Ao adicionar polímeros ao efluente, os vários sólidos em suspensão irão aglomerar-se, formando flocos maiores, facilitando a sua separação física do restante resíduo líquido.

Quais os benefícios de tratar os Efluentes Industriais num Gestor de Resíduos?

Tratar as águas industriais significa realizar uma série de processos em consonância  com a legislação vigente, que nem sempre são fáceis de cumprir. Confiar o tratamento a gestores de resíduos industriais pode ser uma mais-valia que traz vantagens ao nível económico e também um impacto positivo na reputação das empresas que seguem as medidas de proteção ambiental.

Em primeiro lugar, pode ser mais vantajoso contratar os serviços do que investir num sistema próprio, como uma ETAR. Ao encaminhar as águas industriais para centros especializados, beneficia de toda uma estrutura já montada, reduzindo os custos de investimento e de manutenção que uma estação de tratamento própria exige. 

Ao confiar num parceiro especialista as empresas sabem que estarão a cumprir a lei quanto ao tratamento de efluentes líquidos industriais.

Desta forma, evitam gastos em coimas ou indemnizações que resultam da realização de descargas ilegais e potencialmente perigosas destes efluentes.

 

Por que deve contar com parceiros como a ECODEAL?

Já vimos que ter parceiros especializados no tratamento de águas industriais pode ser vantajoso para as empresas a nível económico, na medida em que poupam recursos, e também por ser uma garantia de que os tratamentos realizados cumprem as normas e recomendações exigidas.

No caso da ECODEAL; as vantagens estendem-se a um apoio técnico e diferenciado e uma solução integrada chave na mão.

 

Apoio técnico completo e diferenciado

Fruto do conhecimento e experiência adquiridos ao longo da sua atividade e de uma política que assenta numa relação de proximidade com os clientes, a ECODEAL oferece soluções à medida da realidade de cada empresa, com o objetivo de tratar os seus efluentes industriais de forma eficaz.

Apoio Personalizado Na Gestao Dos Residuos

O apoio individualizado permite às empresas otimizar as suas atividades e apostar cada vez mais em medidas sustentáveis e amigas do ambiente, principalmente no que toca aos resíduos líquidos que produzem.

Assim sendo, a ECODEAL proporciona um apoio técnico completo, através de ações como:

  • Recolha de amostras dos resíduos líquidos para posterior análise em laboratório e deteção de eventual contaminação;
  • Identificação de oportunidades a melhorar – seja na primeira visita ao cliente ou na receção dos resíduos, o objetivo é melhorar todo o processo na origem, isto é, no cliente;
  • Aconselhamento de práticas adequadas em todo o processo de gestão dos resíduos, nomeadamente no acondicionamento, armazenamento, segregação e etiquetagem – o objetivo é partilhar expertise, promovendo a implementação de práticas benéficas para a empresa e para o ambiente, de acordo com a lei;
  • Consultoria para a otimização do processo de gestão de resíduos;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o processo de gestão das águas industriais e respetivo tratamento;
  • Avaliação de risco das atividades de recolha dos resíduos realizadas nas instalações do cliente.

 

Complementaridade que proporciona Tratamento completo

O trabalho desenvolvido pela ECODEAL assenta numa solução integrada chave na mão. Isto é: a ECODEAL responde a todas as fases do processo de gestão de resíduos, desde a recolha ao tratamento ou eliminação dos resíduos, através de meios próprios ou da sua rede de parceiros certificados.

No tratamento de efluentes industriais, todas as etapas do processo são realizadas dentro das suas próprias instalações, consoante as características do efluente e possibilidades de reutilização, valorização e, em último caso, eliminação.

Isto é possível graças ao CIRVER – Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos que dispõe de 8 unidades de tratamento e um laboratório. Através de um sistema de complementaridade, os resíduos recebidos são tratados nas diferentes unidades e encaminhados para o destino certo.

Como já vimos, um resíduo, em especial um líquido, pode exigir mais do que um método de tratamento. Com o CIRVER, o processo é facilitado na medida em que a ECODEAL é capaz de oferecer diferentes soluções de tratamento, através das suas 8 unidades.

É desta forma que a ECODEAL consegue responder às necessidades de gestão e tratamento de resíduos industriais, incluindo o tratamento de águas industriais, dentro das exigências legais. Se da sua atividade resultam efluentes líquidos industriais, fale connosco.

Pedir Orçamento

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

ECODEAL | Donativo de Natal entregue a Centro de Apoio Juvenil

Gestão de Passivos Ambientais

Remoção dos resíduos depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova - Gondomar

Gestão Integrada de Resíduos

Guia completo de boas práticas sobre segurança e gestão de resíduos de laboratório