Tratamento de Resíduos Efluentes: importância e consequências no desenvolvimento e sustentabilidade ambiental

  • Página Inicial
  • Blog
  • Tratamento de Resíduos Efluentes: importância e consequências no desenvolvimento e sustentabilidade ambiental

A atuação humana é responsável por diversas ações com impactos negativos no ambiente.  Entre as ações mais prejudiciais, destaca-se a ausência de tratamento adequado dos resíduos.

A produção excessiva de resíduos, sem a devida gestão e tratamento, contribui para a destruição de ecossistemas, alterações climáticas, escassez de bens essenciais, bem como problemas de saúde pública. 

Neste artigo, mostramos-lhe a importância do tratamento de resíduos efluentes para um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Veja os pontos que vamos abordar:

  • O que são resíduos efluentes;
  • Principais razões para a gestão e tratamento de resíduos efluentes;
  • O tratamento dos resíduos efluentes;

 

O que são resíduos efluentes

Entende-se por resíduos efluentes todos os produtos resultantes de atividades industriais, urbanas ou domésticas, que são descartados e lançados para o meio ambiente. Quando os efluentes estão contaminados e não são convenientemente tratados, podem provocar danos ambientais e problemas de saúde. 

Estes resíduos dividem-se em dois tipos: 

 

Efluentes líquidos:

São os resíduos descartados no estado líquido. Nesta categoria, estão incluídas, por exemplo, as águas residuais industriais produzidas a partir de processos industriais e que estejam contaminadas ou não cumpram os parâmetros indicados para serem consideradas limpas. 

 

Efluentes gasosos:

Todas as emissões que passam para atmosfera, seja pela queima de determinado material ou por uma reação que gere vapor.

 

Principais razões para a gestão e tratamento dos resíduos efluentes

De uma forma simples, a importância do tratamento dos resíduos efluentes pode ser resumida a um princípio: ao protegermos o ambiente, protegemo-nos a nós.

Principais Razoes Para A Gestao E Tratamento Dos Residuos Efluentes

Preservação dos recursos

Garantir uma adequada gestão e tratamento dos efluentes industriais, urbanos ou domésticos é contribuir para a preservação do ambiente e da saúde pública. É, também, uma forma de assegurar a preservação de importantes recursos, como a água.

Recentemente, a UNESCO alertou que, se os padrões de consumo não forem alterados, a Terra irá sofrer um défice de 40% de água já em 2030.

Uma mudança positiva de comportamentos, que inclui a correta gestão e tratamento dos resíduos, pode contribuir de forma significativa para contrariar previsões como esta.

Por exemplo: quando as águas residuais industriais são tratadas, a sua perigosidade diminui, o que permite que a mesma seja reutilizada para outras atividades industriais ou até mesmo para a rega.

 

Saúde Pública

O correto tratamento dos resíduos efluentes previne a poluição na água, no solo e no ar, garantindo a saúde 

O não tratamento dos resíduos efluentes acarreta consequências bastante negativas na saúde pública. Os resíduos não tratados podem contaminar o solo, a água e o ar, favorecendo a transmissão de doenças.

Além disso, a disposição inadequada dos resíduos propicia o desenvolvimento de vetores transmissores de doenças que se abrigam e se alimentam dos resíduos.

 

Responsabilidade social 

A consciencialização ambiental é, cada vez mais, um fator determinante para a criação de uma imagem empresarial positiva

O tratamento de resíduos efluentes contribui para consolidar a imagem institucional das organizações e, ainda, reduzir gastos com multas e indemnizações. 

 

Legislação aplicável ao tratamento de efluentes

 

Por fim, o tratamento e descarga de resíduos efluentes, por parte das empresas, é regulamentado por lei, estando o seu incumprimento sujeito a coimas ou sanções aplicadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

 

O tratamento dos resíduos efluentes

Seja qual for o resíduo, além dos objetivos relacionados com o ambiente e saúde pública, a finalidade dos tratamentos é possibilitar a reutilização. 

Seja através de processos químicos, físicos ou biológicos, o princípio é sempre o mesmo: reduzir os níveis de perigosidade dos resíduos para que possam ser reaproveitados.

A classificação da perigosidade dos resíduos efluentes deve ser avaliada por especialistas, que analisam diferentes parâmetros para que o resíduo possa ser submetido aos processos necessários de tratamento.

No caso dos resíduos efluentes provenientes das indústrias têxteis, de detergentes ou de resina, por exemplo, destacam-se 2 tipos de tratamento, a saber:

 

Tratamento Físico-Químico

Através de reações químicas como a oxidação-redução, neutralização e precipitação, combinadas com processos físicos como a filtração e decantação, obtém-se um efluente que pode ser reutilizado ou enviado para outros tratamentos. É originada, ainda, uma lama com os contaminantes que, após a devida análise, é enviada para o aterro ou para uma unidade de estabilização. 

 

Tratamento Orgânico:

Neste tipo de tratamento, são separadas as frações orgânicas (enviada para co incineração), a fração sólida (lamas) e a fração aquosa que é encaminhada para o tratamento biológico, com vista a ser reutilizada como água de processo ou de rega.

Entre os processos físico-químicos utilizados no tratamento orgânico, destacam-se a centrifugação, a separação por gravidade ou a evapo-condensação.

 

Conheça o Serviço de Gestão de Resíduos

ECODEAL: o parceiro ideal para o tratamento de efluentes da sua empresa

A ECODEAL é uma empresa com mais de 10 anos de experiência em diversos serviços de Gestão de Resíduos, que aposta continuamente na formação, inovação tecnológica e rigor no cumprimento de requisitos legais, ambientais, contratuais e regulamentares.

 

Asseguramos o cumprimento de todas as normas legais e boas práticas de proteção ambiental. Confie a gestão dos resíduos efluentes da sua organização a um parceiro licenciado e experiente. 

Pedir Orçamento sem compromisso

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

A presença da ECODEAL na Feira da Ascensão de 2018

Notícias

Ecodeal ganha reconhecimento atribuído pelo FCC

Gestão Integrada de Resíduos

O que esperar de uma Gestão de Tratamento de Resíduos Perigosos?