Lista Europeia de Resíduos: entenda a classificação dos resíduos

Para as empresas que, durante as suas atividades, produzem desperdícios, a Lista Europeia de Resíduos é o ponto de partida para uma melhor gestão integrada dos resíduos. O recurso de classificação dos materiais residuais é uma aliada na direção de uma gestão mais sustentável.

Mas em que consiste e como funciona? E qual a sua importância? Vamos descobrir.

 

Quais são os tipos de resíduos?

Chamam-se resíduos a todos os produtos ou substâncias que sobram das atividades humanas e de setores de atividade e que deixam de ser utilizados. Esta denominação só se assume quando o seu detentor se desfaz dos mesmos (ou tem essa intenção).

Os resíduos podem ser distinguidos segundo vários fatores, entre os quais a sua origem, podendo ser:

  • Resíduos Hospitalares – gerados em unidades de saúde ou em processos de investigação da área;
  • Resíduos Industriais – resultantes de atividades de produção industrial;
  • Resíduos Agrícolas – originados nas ações de produção agrícola ou até pecuária;
  • Resíduos Urbanos – provêm do ambiente doméstico ou de setores de serviços urbanos, como limpeza dos espaços públicos.

Podem ainda diferenciar-se quanto às suas características físicas e/ou químicas, assumindo-se como perigosos ou não perigosos, inertes (se forem imunes a alterações físicas, químicas ou biológicas) ou biodegradáveis, por exemplo.

 

O que é a Lista Europeia de Resíduos?

Perigosos ou não perigosos, os resíduos precisam de ser geridos e direcionados para um destino adequado. Para isso, têm de ser classificados por categorias, de forma a facilitar o processo.

A Lista Europeia de Resíduos (LER) classifica os resíduos consoante a sua origem e propriedades, quer físico-químicas quer biológicas, atribuindo-lhes um código de 6 dígitos – o código LER -, reconhecido no espaço europeu.

 

Tipos de Resíduos segundo a LER

A Lista de Códigos LER distingue os resíduos da seguinte forma:

Tipos De Residuos Segundo A Ler

  • Entrada Absoluta Perigosa: os que são sempre considerados perigosos, dispensando dúvidas ou avaliação de perigosidade. São exemplos óleos lubrificantes ou de combustível;
  • Entrada Absoluta Não Perigosa: os que nunca são considerados perigosos e, como os anteriores, dispensam avaliações para o confirmar, como os tecidos vegetais;
  • Entrada Espelho Perigosa ou Não Perigosa: aqueles que suscitam dúvidas quanto à perigosidade, requerendo uma avaliação das substâncias que os compõem e à presença ou ausência de Poluentes Orgânicos Persistentes. Consoante o resultado, são considerados de Entrada Espelho Perigosa ou Não Perigosa.

 

Conheça o Serviço de Gestão de Resíduos

Como funciona a Lista Europeia de Resíduos?

A LER baseia-se nas características dos resíduos, mas também no caminho que percorreram. Para isso, tem em conta a sua fonte, o processo que os originou, a sua descrição detalhada, bem como os seus constituintes.

Encontra-se dividida em 20 capítulos (relativos às áreas de origem), subcapítulos e entradas que definem de forma pormenorizada os resíduos, de forma a ir afunilando a classificação e chegar ao código LER de 6 dígitos – os 2 primeiros referem-se ao capítulo, os 2 do meio ao subcapítulo e os 2 últimos à entrada.

A classificação começa pela procura da origem do resíduo nos capítulos 01 a 12 ou 17 a 20, passando para os 13, 14, 15 ou 16 e só em último recurso para um código 99 dos capítulos 01 a 12 ou 17 a 20.

A LER facilita também a distinção entre resíduos perigosos ou não perigosos, assinalando com um asterisco os primeiros.

Exemplo De Residuo Assinalado Como Perigoso Com Asterisco Na Lista Europeia De Residuos

Imagem de exemplo de resíduo assinalado como perigoso com asterisco na Lista Europeia de Resíduos

 

Porque é importante classificar os Resíduos da forma certa segundo a LER?

Já sabemos que esta classificação permite gerir de maneira adequada os resíduos e sujeitá-los aos tratamentos certos. Assim, evitam-se danos ambientais e de saúde pública. Mas existem outros benefícios para as empresas, tais como:

5 Razoes Para Saber Utilizar A Lista Europeia De Residuos Ecodeal

  • Evitar coimas e outras penalizações por incumprimento da lei;
  • Favorecer a imagem pública da instituição;
  • Reduzir a pegada ecológica das suas atividades;
  • Encontrar soluções mais sustentáveis para as atividades de produção (como por exemplo valorizar os resíduos produzidos);
  • Assegurar a segurança e bem-estar dos funcionários que contactam com os resíduos.

 

Conheça o Serviço de Gestão de Resíduos

Peça ajuda especializada para classificar os seus Resíduos

A classificação dos resíduos através dos códigos LER cabe aos produtores ou detentores dos mesmos, que devem começar por separá-los na origem e só depois categorizá-los.

A melhor forma de garantir que se evitam erros é através da contratação de empresas especializadas, como a ECODEAL.

Assim, contará com profissionais experientes na classificação residual, que lhe fornecem ainda uma solução de gestão completa para o resíduo em causa. Esta ajuda também partilhará conhecimento, que lhe permitirá responder à prioridade máxima de quem produz resíduos: cumprir a política dos 3 R’s, isto é, reduzir os resíduos produzidos, reutilizá-los e reciclá-los.

Se procura apoio para classificar os seus materiais residuais segundo a Lista Europeia de Resíduos peça-nos um orçamento.

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

Alunos visitam unidade de tratamento de resíduos sólidos

Gestão Integrada de Resíduos

Saiba como funciona a gestão integrada de resíduos durante a pandemia por Covid-19

Descontaminação de Solos

Remediação In-situ: O que é e quais os métodos de tratamento