Caso de Sucesso Ecodeal - Cliente CCDRN

Sendo a resolução dos passivos ambientais uma questão de extrema importância para qualquer entidade e para a sociedade em geral, no que respeita à saúde pública e preservação ambiental, este caso de sucesso tem como mote mostrar como uma estratégia de gestão pensada e adequada pode gerar os resultados esperados.

 

Overview

O cliente representado neste caso de sucesso é a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), um organismo do estado português que atua para um desenvolvimento sustentável da zona norte do país.

No que a este caso diz respeito, o estado atribuiu competências e verbas a esta entidade para a gestão de um passivo ambiental situado em São Pedro da Cova, cujos resíduos foram depositados nas escombreiras das antigas minas da região depois de serem transferidos da Siderurgia da Maia.

 

Desafio da Gestão de Resíduos

Com a privatização da SN Nacional, o Estado Português adjudicou a remoção dos pós de despoeiramento para os terrenos da escombreira da antiga mina, com base em estudos que caracterizavam este resíduo como não perigoso e, como tal, passível de ser utilizado para recuperação paisagística deste local.

Contudo, após diversas queixas apresentadas, às autoridades competentes, conclui-se que, afinal, o resíduo era perigoso, sendo o chumbo o componente que lhe confere maior perigosidade quer para a saúde pública, quer para o ambiente.

Estas conclusões, levaram a que o Estado Português, através da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte – CCDR-N, lançasse, em 2012, um Concurso Público Internacional para a remoção deste passivo ambiental.

Esta 1.ª fase de remoção, foi adjudicada à Ecodeal, que entre 2014-2015 removeu: 105.600 toneladas de resíduos que correspondeu a um volume de negócios de 9.110.493,11€.

No decorrer dos trabalhos, verificou-se que as quantidades definidas em concurso, não seriam suficientes para a remoção total. Tendo, por isso, sido lançado um novo concurso, desta feita, para a remoção de 137.000 toneladas de resíduos perigosos.

Este concurso, teve como um dos critérios de adjudicação, definido pela primeira vez num concurso público, a pegada de carbono. Sendo a pegada estimada, pela Ecodeal, para a execução deste contrato 2.050.201 kg de CO2 eq.

 

Solução apresentada pela Ecodeal

Para responder aos desafios deste caso, a Ecodeal traçou um plano de atuação baseado nas seguintes medidas:

1- Apresentação de uma proposta com vista a não ultrapassar o limite pretendido da pegada de carbono, calculada com base nos equipamentos e meios a utilizar e a consequente emissão de CO2.

2- Montagem de estaleiro, báscula e laboratório geotécnico no local para fazer o controlo do solo de cobertura.

3- Instalação de contentores para espaços de escritório, fiscalização e reuniões.

4- Arruamento de acesso ao local para a transição dos camiões de recolha.

 

Quanto à metodologia de transporte, sucede da seguinte forma:

1. Carregamento para os contentores nos camiões, após as escavações e a remoção do solo de cobertura com a ajuda de maquinaria

2. Viagem até à estação ferroviária e carregamento dos contentores para o comboio

3. Após a viagem de comboio, carregamento do contentor de novo para um camião, que levará o solo contaminado até às instalações da Ecodeal para tratamento

4. Regresso do contentor vazio até ao local do passivo ambiental – existem, portanto, duas rotas que se cruzam, uma com os contentores cheios até à Ecodeal e outra com os contentores vazios.

Infografico Ccdrn 01

Esta dinâmica, usada para cerca de 90% do solo, permite que a percentagem estimada de pegada de carbono não seja ultrapassada, respondendo, assim, adequadamente à necessidade do cliente.

Uma vez removido todo o solo contaminado, a avaliação in-situ e ex-situ de amostras do terreno a várias profundidades permite confirmar a descontaminação e, consequentemente, a ausência dos riscos que representa.

O próximo passo diz respeito ao reaterro, de acordo com regras definidas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de forma a que o terreno esteja em condições de ser requalificado.

 

Resultados da Gestão de Resíduos

Implementado este plano, é possível avaliar alguns dados mensuráveis relevantes, nomeadamente:

105 mil toneladas de resíduos retiradas durante a primeira fase do projeto, em cerca de 9 meses, entre 2014 e 2015.

137 mil toneladas retiradas (estimativa) após a segunda fase, com a duração de cerca de 12 meses, entre 2020 e 2021.

Preencha os dados e receba este Case Study no seu email