geral@ecodeal.pt

(+351) 249 749 030

comercial@ecodeal.pt

(+351) 218 942 176

Feedback Feedback

Contacte-nos

Contacte-nos

Subscreva a nossa newsletter

O tratamento do passivo ambiental abre portas a oportunidades de negócio - algumas valiosas e que alteram de forma positiva o rumo das empresas.

Tanto o Estado, como as entidades privadas, beneficiam da recuperação de zonas contaminadas e da correta gestão dos resíduos perigosos.

Os custos da poluição não são apenas ambientais. A dívida contraída reflete a forma como as organizações são percecionadas pela sociedade, pelos fornecedores, instituições bancárias e stakeholders.

É um desafio para as organizações públicas e privadas, mas com retornos financeiros e sociais no médio e longo prazo.

 

Como estimar o Passivo Ambiental da minha empresa?

As empresas que, de alguma forma, geram passivos ambientais, devem esforçar-se por eliminar ou reduzir esta dívida que contraíram.

Na falta de políticas de responsabilidade social e ambiental, estudos na área da contabilidade ambiental mostram que as empresas se tornam tendencialmente mais frágeis e menos competitivas, comprometendo a sua capacidade de funcionamento.

A mensuração do passivo é feita com base no cálculo e estimativa dos investimentos planeados para resolver a dívida ao ambiente - no qual se inclui o tratamento de passivos ambientais.

Algmas indicações para o levantamento do passivo encontram-se referidas em normas, entre elas:

  • Gastos incrementais diretos resultantes do esforço de reparação dos danos;
  • Remunerações pagas aos trabalhadores que se dedicaram ao processo de restauração dos prejuízos causados;
  • Obrigações de controlo após a reparação dos estragos causados.

Mesmo que não tenha um valor exato, consegue beneficiar do investimento no tratamento dos passivos ambientais.

Na perspetiva dos negócios, a maximização do lucro tem dado lugar a uma visão mais complexa onde se procura um mix ideal entre os objetivos económicos e ambientais.

 

Como é que o Tratamento do Passivo Ambiental pode gerar ganhos para as empresas?

Vamos imaginar que assume a pele de um investidor/a:

Preferia fazer negócio com uma empresa com políticas verdes ou sem planos de prevenção ambiental? Qual representa um risco maior para os potenciais interessados?

A contabilização ambiental tem influência nas decisões empresariais. Por exemplo, na aquisição ou fusão de empresas ou parcerias com fornecedores.

Pelo seu lado, o tratamento de passivos ambientais permite:

  • Reduzir os gastos da empresa com multas, penalizações e indeminizações;
  • Consolidar a imagem institucional da organização enquanto empresa/Estado responsável;
  • Estabelecer parceiras salutares com parceiros sociais exigentes sobre as questões ambientais e na sua relação com as empresas.

Mas não só. Também pode facilitar a concessão de créditos bancários.

No fundo, a resolução dos passivos ambientais coloca as empresas (ou o Estado) com um maior poder negocial.

 

Que tipos de Métodos existem para o Tratamento de Passivos Ambientais?

A solução passa por minimizar ou compensar os estragos através do tratamento adequado e por uma entidade certificada dos passivos ambientais gerados pela sua indústria ou presentes em terrenos adquiridos.

A ECODEAL oferece soluções personalizadas para requalificar áreas degradadas, tais como a Remediação In-situ e Remediação Ex-situ. Temos ainda a capacidade instalada para tratar os resíduos e solos contaminados provenientes da resolução do passivo.

Se a sua empresa gera passivos ambientais no decorrer da sua atividade produtiva, o preço a pagar pela poluição é elevado. Prefira adotar medidas preventivas e/ou investir no tratamento dos solos contaminados.

No médio e longo prazo, as empresas com dívidas menores, conseguem alcançar níveis de produtividade elevados (bem como lucros), sem prejudicar o ambiente, a segurança e saúde das populações.

Subscreva a nossa newsletter