O caso de Arganda del Rey

No dia 19 de Outubro, decorreu mais um seminário de solos contaminados organizado pela  Apemeta onde a Ecodeal teve a oportunidade de partilhar a resolução de um passivo ambiental  que a FCC Ambito está actualmente a executar. Trata?se de um verdadeiro atentado ambiental  que já fez duas vítimas mortais e onde se estima terem morrido cerca de 20.000 aves muitas das  quais espécies protegidas.

Entre 1989 e 1995 uma empresa espanhola de regeneração de óleos usados depositou resíduos  perigosos (hidrocarbonetos e óleos contaminados com ácidos) na lagoa em Arganda del Rey  situada no Parque Regional do Sudeste de Madrid.

Esta  mancha  de  contaminação  mortal  para  o  meio  ambiente  tem  um  volume  de  aproximadamente 50.000 m3 (equivalente a 20 piscinas olímpicas) de lamas de hidrocarbonetos  ácidos, 70 000 m3 de solos contaminados e 20 000 m3 de águas subterrâneas contaminadas e  fica nas proximidades do centro urbano de Arganda del Rey.

O concurso para desenvolver o projeto de descontaminação teve por base um valor de 6,8   milhões de euros e um prazo de excução de 30 meses.

Os trabalhos de descontaminação estão a cargo da UTE Lagunas de Arganda (50% FCC Ámbito e  Ditecsa  Soluciones  Medioambientales)  e  a  unidade  de  tratamento está  a  cargo  da  GVC  Valorización.

Em meados de 2018 espera?se que já não existam vestígios de alcatrão ácido e que em 2020 a  limpeza seja absoluta.

 

 

 

Artigos relacionados

Gestão Integrada de Resíduos

ECODEAL participa em seminário sobre resíduos perigosos

Gestão Integrada de Resíduos

Perguntas Frequentes sobre as Limpezas de Resíduos Industriais

Notícias

ECODEAL volta a espalhar sorrisos este Natal