CIRVER Ecodeal tem nova célula para receber resíduos

No passado dia 2 de Março, a Administração da Ecodeal inaugurou a célula 2 do CIRVER – Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos. A cerimónia decorreu no Eco-Parque do Relvão e contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Exmo. Sr. Eng. Carlos Martins, o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Exmo. Sr. Dr. Paulo Queimado, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Carregueira, Exmo. Sr. Joel Marques e os elementos da Assembleia Municipal da Chamusca.

Através de três alvéolos de exploração diferenciados, esta nova célula do CIRVER Ecodeal tem capacidade para separar as «águas limpas» e os lixiviados, o que reduz a produção dos últimos. Esta separação é assegurada, graças a uns diques interiores e a umas drenagens independentes que foram construídas em cada um dos alvéolos. Além disso, este tipo de construção possibilita a realização de impermeabilizações parciais dos alvéolos – outro meio de diminuir a produção de lixiviados.

A propósito do sistema de impermeabilização, deve-se frisar que a camada subjacente à célula de aterro é composta por uma unidade geológica silto-argilosa que contém baixos níveis de permeabilidade e de espessura - até cerca de 20 metros. Há ainda um complemento de impermeabilização natural, com uma camada de material argiloso de 0.5 metros de espessura.

Destaque-se que esta empreitada durou oito meses, tem uma capacidade de 410.196 metros cúbicos e uma área total de implantação de 52.001 metros quadrados

IMG 9744

IMG 9637 IMG 9726

IMG 9730 IMG 9752

Artigos relacionados

Gestão Integrada de Resíduos

Como fazer a Classificação de Resíduos Perigosos e Não Perigosos?

Notícias

ECODEAL associa-se a campanha de Natal solidária

Gestão Integrada de Resíduos

Os resíduos perigosos em Portugal - Diagnóstico e prospetiva