Ecodeal remove 290.000 toneladas de resíduos perigosos

Como removemos 290.000 toneladas de resíduos perigosos em S. Pedro da Cova

 

A Ecodeal realizou uma das mais significativas e desafiadoras operações de recuperação ambiental em Portugal, em duas fases distintas: a primeira fase ocorreu entre setembro de 2014 e maio de 2015 e a segunda fase entre setembro de 2020 e setembro de 2022 (com várias suspensões durante este período).

O projeto resultou na remoção de aproximadamente 290.000 toneladas de resíduos perigosos, provenientes da Siderurgia Nacional da Maia e depositados nas escombreiras entre 2001 e 2002, criando um passivo ambiental significativo.

 

Vista área da zona de intervenção nas Minas de São Pedro da Cova

Desvendando a complexidade da contaminação

 

O estudo inicial realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em 2011 comprovou a perigosidade dos resíduos depositados na escombreira e determinou que a área afetada ocupava cerca de 15.500 m2.

Durante a primeira fase de intervenção (2014-2015), constatou-se que a deposição de resíduos ultrapassava significativamente a área e quantidades inicialmente previstas. Esta primeira fase foi concluída quando as quantidades contratualizadas foram atingidas, sem que a remoção total fosse completada.

Em resposta a esta situação, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) solicitou ao LNEC um novo estudo em 2017, que revelou que a área afetada era ainda maior do que o inicialmente estimado, abrangendo aproximadamente 10.200 m2 na zona poente e 7.600 m2 na zona nascente, totalizando 17.800 m2 - cerca de 2.300 m2 (ou 15%) a mais que a estimativa de 2011.

A complexidade da operação foi acentuada pela variabilidade na espessura dos depósitos de resíduos, que em alguns pontos atingia 11,85 metros de profundidade.

A altitude dos depósitos variava entre 135,9 e 149,7 metros acima do nível do mar, ilustrando a diversidade topográfica do local e o desafio técnico enfrentado para a completa remoção deste passivo ambiental.

A análise dos resíduos revelou níveis alarmantes de contaminantes, superiores aos valores limites estabelecidos no Regulamento (EU) n.º 1357/2014, da Comissão .

  • O chumbo, um dos principais componentes perigosos, excedia o limite regulamentar de 0,3% em 93% das amostras analisadas na primeira fase.
  • O óxido de cálcio, outro contaminante crítico, ultrapassava o limite de 10% em 66% das amostras coletadas ao longo das duas fases do projeto.
  • Adicionalmente, foram detetados níveis preocupantes de óleo mineral (C10-C40) em várias amostras, superando o limite de 0,1%.

 

Áreas atuais com resíduos perigosos, área licenciada em 200 e áreas estudadas e escavada na 1.ª fase

Plano de ação da Ecodeal

A Ecodeal implementou um plano de ação meticuloso e abrangente para enfrentar os desafios únicos deste projeto. A abordagem adotada combinou infraestruturas temporárias, medidas de controlo ambiental e logística inovadora.

 

Infraestrutura e preparação do local

Criámos uma infraestrutura robusta no local, que incluiu a montagem de um estaleiro completo, equipado com báscula, sistema de lavagem de rodados e um laboratório geotécnico para controle de qualidade do solo e reaterro. Instalámos, também, escritórios temporários, espaços para fiscalização e reuniões em contentores, garantindo uma presença constante e eficiente no local. A área de intervenção foi completamente cercada, assegurando o controlo de acesso e a segurança das operações.

 

Manutenção e controlo ambiental

Durante toda a operação, tanto na primeira quanto na segunda fase, foi dada atenção especial à manutenção das vias de acesso e à minimização do impacto ambiental. Medidas foram implementadas para controlar a emissão de poeira, protegendo a comunidade local. O sistema de lavagem de rodados, operando em circuito fechado, foi crucial para prevenir a contaminação das áreas circundantes.

 

Remoção e transporte de resíduos perigosos

A remoção dos resíduos perigosos foi conduzida de forma meticulosa, evitando a mistura com solos não contaminados. O transporte dos resíduos para o destino final foi realizado utilizando uma combinação de viaturas basculantes e contentores open TOP de 20 pés.

 

Carregamento dos contentores

Inovação em transporte sustentável

Na segunda fase do projeto (2020-2022), introduzimos uma abordagem inovadora quanto ao transporte, visando reduzir a pegada de carbono da operação. O transporte dos resíduos de São Pedro da Cova até à Chamusca foi realizado através de um sistema multimodal, combinando:

 

  • Transporte terrestre em camiões basculantes
  • Transporte ferroviário utilizando contentores open-top

 

Esta estratégia de transporte multimodal, com prioridade à utilização da ferrovia, resultou numa redução significativa nas emissões de CO2. Estima-se que aproximadamente 461.161 kg de CO2-eq foram evitados em comparação com um cenário de transporte 100% rodoviário.

 

Tratamento final dos resíduos

Os resíduos perigosos foram encaminhados para as instalações especializadas da Ecodeal, na Chamusca. Os materiais sólidos foram direcionados para a Unidade de Estabilização (UEST) , enquanto que os líquidos foram tratados na Unidade de Tratamento Físico-Químico (UTFQ) .

 

Confirmação da descontaminação

Após a remoção completa dos resíduos, uma série de rigorosas campanhas de amostragem foi conduzida para assegurar a eficácia da operação. Estas avaliações incluíram análises in-situ e ex-situ de amostras do terreno, coletadas em várias profundidades. Os resultados destas análises foram cruciais para confirmar a descontaminação efetiva da área e, consequentemente, a eliminação dos riscos ambientais associados.

Este processo meticuloso de verificação valida o sucesso da operação e estabelece uma base sólida para a futura utilização segura do terreno. A confirmação científica da ausência de contaminação residual é um passo essencial para restaurar a confiança da comunidade local na segurança ambiental da área.

 

Campanha de amostragem

Impacto regional e histórico

A importância desta operação foi enfatizada pelo Presidente da CCDR-Norte, António Cunha, que declarou: "É um momento histórico para São Pedro da Cova, para a sua população em particular, mas também para Gondomar e para toda a Região Norte."

Esta operação de descontaminação foi resultado de anos de esforço, planeamento e execução meticulosa por parte da Ecodeal, resultando na restauração de um ambiente seguro e saudável e estabelecendo novos padrões de excelência na gestão de passivos ambientais no nosso país.

 

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