Os resíduos perigosos em Portugal - Diagnóstico e prospetiva

Em 2004, foi publicado o decreto-lei n.º 3/2004, de 3 de janeiro, que teve como objetivo criar os Centros Integrados de Recuperação, Valorização, e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER), constituindo uma solução ao cumprimento do princípio da Autossuficiência e Proximidade definido na Diretiva Quadro Resíduos.

 

A Agência Portuguesa do Ambiente, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de Portugal, organizou no passado dia 26 de janeiro uma sessão relativa à temática dos resíduos perigosos, intitulada “Os resíduos perigosos em Portugal - diagnóstico e prospetiva”, no auditório das suas instalações em Alfragide.

 

Passados 9 anos do início de atividade destas instalações, revelou-se bastante importante fazer uma avaliação das políticas implementadas e também um ponto de situação da evolução da gestão de resíduos perigosos em Portugal, desde a sua produção até ao seu tratamento e destino final. Nesta sessão, foi também feita uma avaliação prospetiva da evolução da produção e gestão de resíduos perigosos em Portugal.

 

Esta sessão teve como público-alvo os operadores de gestão de resíduos, produtores de resíduos, associações empresariais, entidades públicas com competências na área dos resíduos e outras entidades relacionadas com esta temática.

 

A ECODEAL marcou a sua presença!

Consulte as apresentações disponíveis no website da APA: https://www.apambiente.pt/

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

Ecodeal sublinha o seu papel no tratamento de resíduos perigosos

Notícias

ECODEAL na 1ª intervenção à Escola Nacional de Bombeiros

Gestão Integrada de Resíduos

Tratamento de Resíduos Efluentes: importância e consequências no desenvolvimento e sustentabilidade ambiental