Quais os diferentes tipos de tratamento de Resíduos Perigosos?

Os tempos que vivemos são marcados por uma crescente consciência ambiental. Portanto, tudo o que cause impacto no meio ambiente, como os resíduos, deve ser gerido de forma responsável e consciente.

Uma das partes integrantes dessa gestão diz respeito ao tratamento dos resíduos, sejam perigosos ou não perigosos.

Ainda assim, dado que apresentam uma grande diversidade quanto às suas características e respetivo impacto ambiental, os métodos a utilizar devem ser diferenciados de forma a obter o melhor resultado.

Se quer saber os tipos de tratamento que existem e em que consistem, continue a ler.

 

Porque é importante Tratar os Resíduos?

Os resíduos, sejam ou não perigosos, acabam por causar algum tipo de impacto. Assim, é importante que sejam manipulados de forma adequada, e não simplesmente depositados à sorte de forma negligente.

Caso contrário, poderão contribuir para causar problemas de saúde pública e de impacto ambiental, a curto, médio ou longo prazo.

Posto isto, tratar os vários tipos de resíduos é uma forma de mitigar as características que os tornam potencialmente prejudiciais e contê-las, se possível, de forma permanente, agindo ativamente na preservação da qualidade de vida de todos nós.

Além disso, desta forma, poderão até ser reaproveitados, resultando em alguns benefícios entre os quais economizar energia e matéria-prima.

Ainda assim, existe caminho a percorrer até chegar a valores ideais, mesmo no nosso país, já que ocupa a 20.º posição na lista dos países quanto à existência de tratamento dos resíduos produzidos, de acordo com dados de 2016.

 Porque E Importante Tratar Os Residuos

Que métodos de tratamento existem?

A primeira noção a reter é que resíduos diferentes exigem, normalmente, tratamentos diferentes.

Assim sendo, é fundamental estudá-los e analisá-los de forma a chegar à solução mais adequada, que será selecionada e usada com base na sua composição, forma e quantidade.

Contudo, os princípios de tratamento devem respeitar uma hierarquia de gestão: primeiramente, é necessário averiguar se é possível descontaminar os resíduos para serem reutilizados; depois, promove-se a reciclagem ou a valorização energética; por fim, e só em última instância, permite-se a sua eliminação.

Quando, em último recurso, é escolhida a última opção, é imprescindível que esta apresente condições específicas de segurança: localização que garante que não existe nenhuma forma de conexão superficial ou subterrânea com cursos de água, além de terreno com características resistentes.

Dada a sua designação e características de perigosidade, identificadas na Lista Europeia de Resíduos, os resíduos considerados perigosos exigem tratamento especial, capaz de neutralizar os riscos que representam.

 

A ECODEAL apresenta várias unidades de tratamento de resíduos perigosos que de acordo com a sua tipologia são tratados nestas unidades. Estas unidades complementam-se entre si e permitem que em segurança os resíduos sejam valorizados, tratados ou eliminados.

Conheça o Serviço de Gestão de Resíduos



Onde é feita a gestão de Resíduos?

A gestão de resíduos não engloba apenas o seu tratamento, mas sim um conjunto de etapas que inclui a recolha, transporte, armazenamento, valorização e eliminação.

Todas estas fases exigem processos complexos, tecnologicamente exigentes e, sobretudo, seguros.

Por exemplo, as unidades de tratamento devem assegurar a estanqueidade das várias zonas, com drenagens internas. Esta e outras medidas fazem parte dos protocolos de segurança que devem ser respeitados.

Assim, as unidades de gestão têm de ser certificadas e licenciadas e dispor de todos os meios humanos e técnicos capazes de garantir uma gestão adequada.

 

Se procura uma solução, a ECODEAL pode ser a escolha ideal, fazendo uso da seu expertise para uma gestão e tratamento dos seus resíduos que fará com que seja um agente ativo na preservação ambiental.

Pedir Orçamento

Gestão Integrada de Resíduos

Artigos relacionados

Notícias

ECODEAL promove os seus serviços na Feira da Ascensão

Notícias

A presença da ECODEAL na Feira da Ascensão de 2018

Notícias

Seminário sobre Fluxos Específicos de Resíduos da APEMETA