
A gestão de resíduos define-se como o conjunto de atividades de carácter técnico, administrativo e financeiro, relativas à recolha, transporte, armazenamento, tratamento, valorização e eliminação de resíduos.
É obrigatório que todas estas atividades sejam executadas por empresas devidamente licenciadas para o efeito, como a ECODEAL e seus parceiros, de forma ambientalmente correta, para prevenir ou reduzir os impactes ambientais resultantes da produção de resíduos. Os resíduos perigosos e não perigosos resultam essencialmente de atividades industriais, sendo vantajoso pensar na totalidade dos resíduos gerados numa determinada indústria, numa perspetiva de gestão global/integrada dos mesmos.
A manipulação, armazenamento e gestão inadequada dos resíduos, pode representar perigos para a saúde e para o ambiente. É necessário adotar soluções em termos de gestão integrada de resíduos perigosos e não perigosos, cujas metodologias permitam por um lado reduzir a quantidade de resíduos produzidos, e por outro garantir que os resíduos são geridos de forma correta, controlada e segura.
O produtor e/ou detentor de resíduos é responsável pela seleção consciente de entidades devidamente licenciadas para o efeito, que disponham não só de infraestruturas, mas também de recursos humanos com formação especializada, no sentido de respeitar a hierarquia de gestão e resíduos.

A gestão integrada de resíduos industriais
A gestão de resíduos perigosos e não perigosos é uma tarefa comum a todas as indústrias portuguesas e internacionais. Deve ser uma tarefa abrangente, o que passa invariavelmente pela conjugação de várias soluções quando pensamos em dar destino aos resíduos.
A ECODEAL promove junto dos seus clientes não só a gestão global dos seus resíduos mas também uma gestão integrada de resíduos.
A ECODEAL, resultado da experiência acumulada de vários anos dos seus acionistas e associado ao facto de proceder desde 2008 à exploração de um CIRVER, é uma especialista em gestão de resíduos industriais conseguindo oferecer aos seus clientes, uma solução integrada que combina vários aspetos a considerar quando se fala em gestão de resíduos:
- Recolha e/ou transporte de resíduos industriais perigosos e não perigosos;
- Fornecimento de equipamento para o acondicionamento adequado de resíduos;
- Fornecimento de etiquetas que permitam que todos os resíduos estejam identificados no parque de resíduos dos seus clientes;
- Armazenamento temporário de resíduos industriais;
- Valorização e tratamento de resíduos industriais;
- Limpezas industriais;
- Gestão de parques de resíduos dos seus clientes colocando em “casa” dos clientes técnicos especializados e com formação específica;
- Acompanhamento e apoio técnico especializado e personalizado;
- Consultadoria;
- Formação;
- Armazenamento e tratamento de resíduos perigosos;
- Tratamento de resíduos industriais líquidos;

A ECODEAL recolhe e transporta resíduos industriais perigosos e não perigosos, fornece equipamento para o acondicionamento de resíduos entre outros.
A gestão integrada e especializada permite garantir que os resíduos produzidos pelos nossos clientes estão em boas “mãos”. São manuseados por profissionais especializados, de forma a promover a segurança e a eliminar potenciais problemas resultantes do seu manuseamento, bem como promover que o destino dos mesmos seja o mais adequado respeitando a hierarquia de gestão de resíduos.
Em Portugal, O CIRVER ECODEAL - Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos, é uma unidade especializada e devidamente licenciada para esse efeito, ao abrigo do Decreto-Lei nº 3/2004 de 3 de janeiro, possibilitando esse tipo de gestão.
Assim, se procura uma solução de gestão integrada de resíduos, bem como uma empresa especializada no tratamento de resíduos industriais perigosos e não perigosos, entre em contacto connosco. Nós temos as infraestruturas, as competências, bem como a experiência necessária para prestar a ajuda que necessita.
- Óleos e solos contaminados com policlorobifenilos (PCB´s);
- Transformadores e condensadores contaminados com policlorobifenilos (PCB´s);
- Solventes halogenados e não halogenados;
- Reagentes de laboratório;
- Aerossóis;
- Lotes fora de especificação;
- Resíduos de fabrico e remoção de tintas e vernizes;
- Pesticidas;
- Embalagens contaminadas: jerricanes, tambores, contentores de 1m3;
- Embalagens metálicas;
- Embalagens plásticas;
- Águas oleosas;
- Resíduos com hidrocarbonetos;
- Gorduras;
- Óleos;
- Emulsões;
- Líquidos de lavagem;
- Resíduos provenientes dos separadores óleo/água;
- Efluentes de laboratório;
- Resíduos líquidos contaminados com crómio;
- Resíduos líquidos contaminadas com metais pesados;
- Resíduos líquidos contaminados com cianetos;
- Ácidos e bases de decapagem;
- Banhos de galvanoplastia;
- Banhos de fixação e revelação;
- Águas de molha;
- Águas de fosfatação;
- Lamas oleosas;
- Lamas de filtro de prensa;
- Solos e areias contaminados com metais pesados;
- Lamas de ETAR e ETARI;
- Cinzas Volantes;
- Escórias;
- Areias de decapagem;
- Resíduos sólidos de remoção de tintas e vernizes;
- Solos e rochas contaminados com hidrocarbonetos;
- Areias e argilas contaminadas com hidrocarbonetos;
- Lamas estabilizadas;
- Misturas betuminosas;
- Resíduos contendo amianto.