Selagem da célula 4 do aterro de resíduos perigosos | ECODEAL

A ECODEAL encontra-se a finalizar a selagem da célula nº 4 do aterro de resíduos perigosos. Os critérios de conceção e o dimensionamento desta obra bem como outros elementos importantes estão fixados por estudos da especialidade e aprovados pela Licença Ambiental emitida.

Esta selagem conta com as seguintes características:

? Camada de regularização e impermeabilização com material selecionado silto-argiloso oriundo da própria escavação com o fim de impermeabilizar e obter a morfologia final da superfície de selagem do aterro.

? Camada de proteção anti-punção através de um geotêxtil do termoplástico polipropileno não tecido, agulhado, com 500 g/m2, para proteção da neomembrana do plástico PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

? Barreira impermeabilizante artificial constituída por neomembrana de PEAD de 2.0 mm de espessura. Esta componente encontra-se texturada em ambas as faces, termossoldada à lâmina já existente de impermeabilização dos taludes, instalada na fase de construção da célula.

? Camada de drenagem de águas pluviais, composta por um geocomposto drenante, formado por uma geomalha central de PEAD e geotêxtil de polipropileno não tecido agulhado.

? Camada de terra adequada para suporte de vida vegetal com 1 metro de espessura enriquecida à superfície nos últimos 15 centímetros com um conteúdo elevado de matéria orgânica para possibilitar os trabalhos de restauro vegetal.

A aplicação dos materiais geossintéticos (geotêxteis de proteção, geomembrana de impermeabilização e geocompósitos de drenagem) esteve a cargo da BBF ? Tecnologias do Ambiente, uma empresa com mais de 30 anos de experiência que anteriormente já tinha executado a impermeabilização de fundo das células n.º 2 e n.º 3, bem como a selagem da célula n.º 3. No total, no CIRVER ECODEAL, a BBF já aplicou cerca de 560.000 m2 de materiais geossintéticos destinados à proteção ambiental.

Veja algumas fotos da selagem da célula 4 do aterro de resíduos perigosos da ECODEAL: 

                                     residuos perigosos  residuos perigosos               

                                                       residuos perigosos

Artigos relacionados

Notícias

CIRVER Ecodeal tem nova célula para receber resíduos

Notícias

ECODEAL assina contrato de gestão de resíduos

Gestão Integrada de Resíduos

Guia de Classificação de Resíduos