geral@ecodeal.pt

(+351) 249 749 030

comercial@ecodeal.pt

(+351) 218 942 176

rtr

A Recolha e Transporte de Resíduos com a ECODEAL

A recolha e transporte de resíduos industriais não deve ser descurado pelas entidades envolvidas.

Em Portugal, anualmente são produzidas milhares de toneladas de resíduos industriais perigosos e não perigosos, os quais necessitam não só de soluções de tratamento eficazes, mas também de recolha e transporte em condições de segurança e em respeito pelas normas em vigor.

rtr

Quem pode efetuar a recolha e transporte de resíduos perigosos?

Em Portugal, a recolha e transporte de resíduos pode ser efetuada pelo destino final dos resíduos por empresa que detenha licença para transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem.

As operações de transporte de resíduos, nomeadamente de resíduos perigosos, em Portugal, devem seguir as regras impostas pela legislação aplicável, ou seja, o transporte deverá ser acompanhado da Guia de Acompanhamento de Resíduos - Modelo A, de acordo com as indicações previstas na Portaria n.º 335/97 de 16 de maio, materializado no Modelo nº 1428 da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Caso se tratem de resíduos de construção e demolição (RCD), o transporte dos mesmos deverá ser efetuado acompanhado da Guia de Acompanhamento de Resíduos de Construção e Demolição (GARCD), de acordo com o modelo que se encontra na Portaria n.º 417/2008 de 11 de junho.

A ECODEAL disponibiliza instruções de preenchimento da Guia de Acompanhamento de Resíduos - Modelo A e da guia de Acompanhamento de Resíduos de Construção de Demolição (GARCD) aqui.

Cabe ao produtor e/ou detentor dos resíduos garantir que o transporte dos mesmos é realizado de acordo com as normas legais vigentes e assegurar-se que o destinatário está devidamente habilitado para receber os resíduos em causa.

Sempre que os resíduos a transportar se enquadrarem nos parâmetros de classificação de mercadorias perigosas, as entidades envolvidas, nomeadamente o produtor dos resíduos, detentor e transportador estão obrigadas a cumprir com a regulamentação prevista quer na legislação nacional, no Regulamento Nacional de Transporte de Mercadorias Perigosas por Estrada (RPE), quer na europeia, ao abrigo do Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada (ADR), bem como com outras disposições legais subjacentes à atividade.

rtr

Porquê escolher a Ecodeal para efetuar a recolha e transporte de resíduos?

Devido à perigosidade de muitos resíduos industriais é necessário recorrer a um serviço devidamente licenciado para esse efeito por empresas especializadas e com experiência.

A ECODEAL, enquanto empresa detentora de um CIRVER - Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER), está naturalmente habilitada para promover/realizar a recolha e transporte de resíduos de uma forma integrada já que o serviço envolve o posterior tratamento dos resíduos.

A recolha e transporte é efetuada por técnicos especializados e usa viaturas devidamente adaptadas a esse propósito, nomeadamente a questão de serem detentoras de ADR, bem como por condutores profissionais, com carta ADR e formação sobre os procedimentos a adotar em caso de situações de emergência.

Após a recolha, a carga é transportada para a unidade industrial da ECODEAL - CIRVER ECODEAL. A ECODEAL confere um tratamento específico a cada tipo de resíduo, em respeito pela hierarquia de gestão de resíduos em vigor, privilegiando em primeiro lugar a reutilização, depois a reciclagem, seguindo-se da valorização energética e só depois por último a sua deposição em aterro. O nosso objetivo é promover e proteger a saúde pública e o ambiente.

Assim, caso procure um serviço especializado de gestão integral de resíduos industriais e um serviço qualificado de recolha e transporte de resíduos perigosos, contacte-nos já, para que lhe possamos facultar a solução que procura.

Contacte-nos!

Subscreva a nossa newsletter